Design e Antropometria: Diferenciação Estratégica
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n2p31Palavras-chave:
Design, Gestão de Design, Antropometria, Produtos, DiferenciaçãoResumo
A gestão de design, dentre suas diferentes atribuições, procura e promove informações estratégicas para o processo de design. Tais informações podem, por exemplo, focar na diferenciação dos produtos. Neste contexto, a efetiva incorporação da antropometria no desenvolvimento de produtos, a partir de dados estrategicamente selecionados, pode possibilitar um diferencial, do ponto de vista de forma, mercadológico e funcional, assumindo assim valor estratégico. O presente trabalho busca demonstrar, por meio de uma pesquisa exploratória e de revisão bibliográfica, a importância de parâmetros antropométricos para o design de produto identificando aspectos que podem ser considerados fragilidades, dentro do processo de desenvolvimento de produtos. Para tanto, parte-se de conceituações da Ergonomia e da gestão de design. Também busca evidenciar os diversos dados antropométricos disponíveis e sua validade para utilização no desenvolvimento de produtos sob enfoque da diferenciação. Conclui-se que a incorporação da antropometria no desenvolvimento de produtos permite um diferencial mercadológico, assumindo valor estratégico dentro do processo de design.
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