Gestão de design e os novos negócios: proposição de ações para implementação de um negócio no setor alimentício no contexto da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n2p84Palavras-chave:
Gestão de Design, Análise SWOT, Benchmarking, Novos Negócios.Resumo
O objetivo deste artigo foi propor ações estratégicas, táticas e operacionais para implementação de um novo negócio no setor alimentício, por meio de uma abordagem da Gestão de Design com auxílio de ferramentas de planejamento estratégico, Análise SWOT e o Benchmarking, no contexto da pandemia da Covid-19. A pesquisa proporcionou subsídios teóricos e práticos para implementação do negócio, relativas à sua organização, marca, estrutura física, marketing e sistema de vendas.
Downloads
Referências
AMORIM, Daniela. Emprego em alimentação e alojamento é o mais afetado durante a pandemia. Estadão, São Paulo, 6 jul. 2020. Economia. Disponível em: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,emprego-em-alimentacao-e-alojamento-e-o-mais-afetado-durante-a-pandemia,70003355491. Acesso em: 12 abr. 2021.
AROS, Kammiri Corinaldesi; FIGUEIREDO, Luiz Fernando Gonçalves de. Gestão de design para inovação social: uma possível relação. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INTEGRATION OF DESIGN, ENGINEERING AND MANAGEMENT FOR INNOVATION - IDEMI, 4., 2015, Florianópolis, SC. Anais eletrônicos […]. Florianópolis: UDESC, 2015. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/317517702/ANAIS-IDEMI-2015-pdf. Acesso em: 6 abr. 2020.
BERGMANN, Márcia; MAGALHÃES, Cláudio. Gestão de Design e o futuro dos negócios: ver, prever e tornar visível em um contexto de mudanças. Blucher Design Proceedings, São Paulo, v. 9, p. 1837 – 1848, 2016. DOI: https://doi.org/10.5151/despro-ped2016-0156
BEST, Kathryn. Fundamentos da gestão de design. Porto Alegre: Bookman, 2012.
BHUTTA, Khurrum S.; HUQ, Faizul. Benchmarking – best practices: an integrated approach. Benchmarking: An International Journal, Bingley, v. 6, n. 3, p. 254–268, set. 1999. DOI: https://doi.org/10.1108/14635779910289261
BOCCHINI, Bruno. Faturamento da indústria de alimentos cresce 12,8% em 2020. Agência Brasil, São Paulo, 24 fev. 2021. Economia. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-02/faturamento-da-industria-de-alimentos-cresce-128-em-2020. Acesso em: 12 abr. 2021.
CASAS, Diego Daniel; MERINO, Eugenio Andrés Díaz. Gestão do design e design thinking: uma relação possível. e-Revista LOGO, Florianópolis, v. 3, p. 62-69, jan. 2011. DOI: https://doi.org/10.26771/e-Revista.LOGO/2011.1.07
CENTRO PORTUGUÊS DE DESIGN. Manual de gestão do design. Porto: CPD, 1997.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
CHINAGLIA, Pedro Henrique. A vulnerabilidade da globalização financeira: reflexões sobre os impactos da pandemia coronavírus na economia global neoliberal em 2020. Espaço e Economia: Revista Brasileira de Geografia Econômica, Rio de Janeiro, RJ, n. 20, p. 1-19, nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.4000/espacoeconomia.17523
DESIGN MANAGEMENT INSTITUTE - DMI. What is Design Management? Disponível em: https://www.dmi.org/page/What_is_Design_Manag. Acesso em: 18 nov. 2020.
FARIAS, Heitor Soares de. O avanço da Covid-19 e o isolamento social como estratégia para redução da vulnerabilidade. Espaço e Economia: Revista Brasileira de Geografia Econômica, Rio de Janeiro, RJ, n. 17, p. 1-12, abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.4000/espacoeconomia.11357
FORCELINI, Franciele; VARNIER, Thiago; MERINO, Giselle S. A. D; MERINO, Eugenio A. D. Gestão de Design e cultura organizacional: diagnóstico de uma microempresa de estofados. Projética, Londrina, v. 10, n. 3, p. 27-46, jul./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n3p27
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
GIMENO, José Maria Ivánez. La gestión del diseño en la empresa. Madrid: McGraw-Hill de Management, 2000.
GIROTTI, Marcio Tadeu. Metodologia científica. Curitiba: Dtcom, 2017. 156 p.
GUIMARÃES JÚNIOR, Djalma Silva; NASCIMENTO, Ademir Macedo; SANTOS, Letícia Oliveira Claizoni dos; RODRIGUES, Gerlane Pereira de Albuquerque. Efeitos da pandemia do COVID-19 na transformação digital de pequenos negócios. REPA - Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, Recife, PE, v. 5, n. 4, p. 1-10, 2020. DOI: https://doi.org/10.25286/repa.v5i4.1455
HAVE, Steven Tem; HAVE, Wouter Ten; STEVENS, Fran; ELST, Marcel van der. Modelos de Gestão: o que são e quando devem ser usados. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003.
HOLSTON, David. The strategic designer: tools and techniques for managing the design. Cincinnati: How Books, 2011. 291p.
IBGE. Cidades e Estados. Campina Grande. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pb/campina-grande.html. Acesso em: 15 nov. 2020.
MARTELLO, Alexandro. Com pandemia do coronavírus, Brasil fecha 1,1 milhão de vagas de trabalho entre março e abril. G1, Brasília, 27 maio 2020. Economia. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/05/27/coronavirus-brasil-fecha-860-mil-empregos-formais-no-pior-mes-de-abril-em-29-anos.ghtml. Acesso em: 10 out. 2020.
MARTIN, Bella; HANINGTON, Bruce. Universal methods of design: 100 ways to research complex problems, develop innovative ideas, and design effective solutions. Beverly: Rockport Publishers, 2012.
MARTINS, Bruna. faturamento da indústria de alimentos e bebidas cresce 6,7% em 2019 e mantém atividades na pandemia. Coordenação de Comunicação, Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Campina Grande, PB, 26 maio 2020. FIEP notícias. Disponível em: https://fiepb.com.br/fiep/noticia/faturamento-da-industria-de-alimentos-e-bebidas-cresce-67-em-2019-e-mantem-atividades-na-pandemia. Acesso em: 12 abr. 2021.
MARTINS, Leandro. Marketing: Como se tornar um profissional de sucesso. São Paulo: Digerati Books, 2006.
MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas. A gestão do design como uma estratégia organizacional: um modelo de integração do design em organizações. 2004. 205 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas; MERINO, Eugenio Andrés Díaz. A gestão de design como estratégia organizacional. 2. ed. Londrina: Eduel, 2011.
MERINO, Eugenio Andrés Díaz; OGAVA, Camila de Cássia das Dores. Inovação como fator de fortalecimento de microempresas e pequenas empresas através da Gestão de Design. In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 8., 2012, Rio de Janeiro, RJ. Anais [...]. Rio de Janeiro: FIRJAN, 2012. p. 1-12.
MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz; MERINO, Eugenio Andrés Díaz. Gestão de design aplicada. Florianópolis: NGD/LDU, 2016. Material didático – acervo NGD.
MERINO, Giselle; GONTIJO, Leila Amaral; MERINO, Eugenio. Modelo CDS competitividade, diferenciação e sustentabilidade aplicadas ao Design. In: MARTINS, Roseane Fonseca de Freitas; LINDER, Júlio Carlos de Souza van der (org.). Pelos caminhos do design: metodologia de projeto. Londrina: Eduel, 2012. p. 419-438.
MINUZZI, Reinilda de Fátima Berguenmayer; PEREIRA, Alice Theresinha Cybis; MERINO, Eugenio Andréz Díaz. Teoria e Prática na Gestão do Design. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DESIGN, 2., 2003, Rio de Janeiro, RJ. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPD, 2003. 1 CD-ROM.
MOREIRA, Bruna Ruschel; BERNARDES, Maurício Moreira e Silva; ALMENDRA, Rita Assoreira. Gestão do design na prática: discussão dos fatores humanos e processuais envolvidos. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, SP, v. 13, n. 1, p. 59-74, fev. 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/gtp.v13i1.109576
MOZOTA, Brigitte Borja de; KLÖPSCH, Cássia; COSTA, Filipe Campelo Xavier da. Gestão de design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.
PADHAN, Rakesh; PRABHEESH, Kp. The economics of COVID-19 pandemic: a survey. Economic Analysis and Policy, Brisbane, v. 70, p. 220-237, jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.eap.2021.02.012
PORTER, Michael E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
RAMOS, Marcos Roberto. Gestão de design aplicada à estratégia de negócios: um estudo de caso. 2016. 107 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
ROBBINS, Stephen Paul; JUDGE, Timothy A. Fundamentos do comportamento organizacional. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2014.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. O impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios. 2020. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-impacto-da-pandemia-de-coronavirus-nos-pequenos-negocios,192da538c1be1710VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 17 nov. 2020.
VASCONCELOS, Paulo Sérgio; VASCONCELOS, Priscila Elise Alves. Desafios da estratégia empresarial: antes, durante e após a pandemia de 2020. Revista Interdisciplinar de Direito, Valença, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 163-182, jul. 2020. ISSN 2447-4290. DOI: https://doi.org/10.24859/fdv.2020.1.008
VERZIGNASSE, Rogério. Empreendedorismo cresce na pandemia. Jornal Todo Dia, Americana, SP, 2 ago. 2020. Disponível em: https://tododia.com.br/empreendedorismo-cresce-na-pandemia/. Acesso em: 10 out. 2020.
VIERA, Alexandre Franco; MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas. a gestão do design no gerenciamento do processo de novos produtos: design estratégico, propriedade intelectual e certificação aplicados em um brinquedo pedagógico. Projética, Londrina, v. 3, n. 1, p. 22-37, 2012. DOI: https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n1p22
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Projetica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.