Gestão de design e os novos negócios: proposição de ações para implementação de um negócio no setor alimentício no contexto da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n2p84

Palavras-chave:

Gestão de Design, Análise SWOT, Benchmarking, Novos Negócios.

Resumo

O objetivo deste artigo foi propor ações estratégicas, táticas e operacionais para implementação de um novo negócio no setor alimentício, por meio de uma abordagem da Gestão de Design com auxílio de ferramentas de planejamento estratégico, Análise SWOT e o Benchmarking, no contexto da pandemia da Covid-19. A pesquisa proporcionou subsídios teóricos e práticos para implementação do negócio, relativas à sua organização, marca, estrutura física, marketing e sistema de vendas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Pontes Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando pela Universidade Federal de Santa Catarina

Leonardo Augusto Braun, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando pela Universidade Federal de Santa Catarina

Jefferson Lewis Velasco, Universidade do Sul de Santa Catarina

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2003)

Felipe Douglas Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Gestão de Design pela Universidade Federal de Santa Catarina

Giselle Schmidt Alves Díaz Merino, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014)

Eugenio Andrés Díaz Merino, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina

Referências

AMORIM, Daniela. Emprego em alimentação e alojamento é o mais afetado durante a pandemia. Estadão, São Paulo, 6 jul. 2020. Economia. Disponível em: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,emprego-em-alimentacao-e-alojamento-e-o-mais-afetado-durante-a-pandemia,70003355491. Acesso em: 12 abr. 2021.

AROS, Kammiri Corinaldesi; FIGUEIREDO, Luiz Fernando Gonçalves de. Gestão de design para inovação social: uma possível relação. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INTEGRATION OF DESIGN, ENGINEERING AND MANAGEMENT FOR INNOVATION - IDEMI, 4., 2015, Florianópolis, SC. Anais eletrônicos […]. Florianópolis: UDESC, 2015. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/317517702/ANAIS-IDEMI-2015-pdf. Acesso em: 6 abr. 2020.

BERGMANN, Márcia; MAGALHÃES, Cláudio. Gestão de Design e o futuro dos negócios: ver, prever e tornar visível em um contexto de mudanças. Blucher Design Proceedings, São Paulo, v. 9, p. 1837 – 1848, 2016. DOI: https://doi.org/10.5151/despro-ped2016-0156

BEST, Kathryn. Fundamentos da gestão de design. Porto Alegre: Bookman, 2012.

BHUTTA, Khurrum S.; HUQ, Faizul. Benchmarking – best practices: an integrated approach. Benchmarking: An International Journal, Bingley, v. 6, n. 3, p. 254–268, set. 1999. DOI: https://doi.org/10.1108/14635779910289261

BOCCHINI, Bruno. Faturamento da indústria de alimentos cresce 12,8% em 2020. Agência Brasil, São Paulo, 24 fev. 2021. Economia. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-02/faturamento-da-industria-de-alimentos-cresce-128-em-2020. Acesso em: 12 abr. 2021.

CASAS, Diego Daniel; MERINO, Eugenio Andrés Díaz. Gestão do design e design thinking: uma relação possível. e-Revista LOGO, Florianópolis, v. 3, p. 62-69, jan. 2011. DOI: https://doi.org/10.26771/e-Revista.LOGO/2011.1.07

CENTRO PORTUGUÊS DE DESIGN. Manual de gestão do design. Porto: CPD, 1997.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

CHINAGLIA, Pedro Henrique. A vulnerabilidade da globalização financeira: reflexões sobre os impactos da pandemia coronavírus na economia global neoliberal em 2020. Espaço e Economia: Revista Brasileira de Geografia Econômica, Rio de Janeiro, RJ, n. 20, p. 1-19, nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.4000/espacoeconomia.17523

DESIGN MANAGEMENT INSTITUTE - DMI. What is Design Management? Disponível em: https://www.dmi.org/page/What_is_Design_Manag. Acesso em: 18 nov. 2020.

FARIAS, Heitor Soares de. O avanço da Covid-19 e o isolamento social como estratégia para redução da vulnerabilidade. Espaço e Economia: Revista Brasileira de Geografia Econômica, Rio de Janeiro, RJ, n. 17, p. 1-12, abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.4000/espacoeconomia.11357

FORCELINI, Franciele; VARNIER, Thiago; MERINO, Giselle S. A. D; MERINO, Eugenio A. D. Gestão de Design e cultura organizacional: diagnóstico de uma microempresa de estofados. Projética, Londrina, v. 10, n. 3, p. 27-46, jul./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n3p27

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

GIMENO, José Maria Ivánez. La gestión del diseño en la empresa. Madrid: McGraw-Hill de Management, 2000.

GIROTTI, Marcio Tadeu. Metodologia científica. Curitiba: Dtcom, 2017. 156 p.

GUIMARÃES JÚNIOR, Djalma Silva; NASCIMENTO, Ademir Macedo; SANTOS, Letícia Oliveira Claizoni dos; RODRIGUES, Gerlane Pereira de Albuquerque. Efeitos da pandemia do COVID-19 na transformação digital de pequenos negócios. REPA - Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, Recife, PE, v. 5, n. 4, p. 1-10, 2020. DOI: https://doi.org/10.25286/repa.v5i4.1455

HAVE, Steven Tem; HAVE, Wouter Ten; STEVENS, Fran; ELST, Marcel van der. Modelos de Gestão: o que são e quando devem ser usados. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003.

HOLSTON, David. The strategic designer: tools and techniques for managing the design. Cincinnati: How Books, 2011. 291p.

IBGE. Cidades e Estados. Campina Grande. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pb/campina-grande.html. Acesso em: 15 nov. 2020.

MARTELLO, Alexandro. Com pandemia do coronavírus, Brasil fecha 1,1 milhão de vagas de trabalho entre março e abril. G1, Brasília, 27 maio 2020. Economia. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/05/27/coronavirus-brasil-fecha-860-mil-empregos-formais-no-pior-mes-de-abril-em-29-anos.ghtml. Acesso em: 10 out. 2020.

MARTIN, Bella; HANINGTON, Bruce. Universal methods of design: 100 ways to research complex problems, develop innovative ideas, and design effective solutions. Beverly: Rockport Publishers, 2012.

MARTINS, Bruna. faturamento da indústria de alimentos e bebidas cresce 6,7% em 2019 e mantém atividades na pandemia. Coordenação de Comunicação, Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Campina Grande, PB, 26 maio 2020. FIEP notícias. Disponível em: https://fiepb.com.br/fiep/noticia/faturamento-da-industria-de-alimentos-e-bebidas-cresce-67-em-2019-e-mantem-atividades-na-pandemia. Acesso em: 12 abr. 2021.

MARTINS, Leandro. Marketing: Como se tornar um profissional de sucesso. São Paulo: Digerati Books, 2006.

MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas. A gestão do design como uma estratégia organizacional: um modelo de integração do design em organizações. 2004. 205 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas; MERINO, Eugenio Andrés Díaz. A gestão de design como estratégia organizacional. 2. ed. Londrina: Eduel, 2011.

MERINO, Eugenio Andrés Díaz; OGAVA, Camila de Cássia das Dores. Inovação como fator de fortalecimento de microempresas e pequenas empresas através da Gestão de Design. In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 8., 2012, Rio de Janeiro, RJ. Anais [...]. Rio de Janeiro: FIRJAN, 2012. p. 1-12.

MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz; MERINO, Eugenio Andrés Díaz. Gestão de design aplicada. Florianópolis: NGD/LDU, 2016. Material didático – acervo NGD.

MERINO, Giselle; GONTIJO, Leila Amaral; MERINO, Eugenio. Modelo CDS competitividade, diferenciação e sustentabilidade aplicadas ao Design. In: MARTINS, Roseane Fonseca de Freitas; LINDER, Júlio Carlos de Souza van der (org.). Pelos caminhos do design: metodologia de projeto. Londrina: Eduel, 2012. p. 419-438.

MINUZZI, Reinilda de Fátima Berguenmayer; PEREIRA, Alice Theresinha Cybis; MERINO, Eugenio Andréz Díaz. Teoria e Prática na Gestão do Design. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DESIGN, 2., 2003, Rio de Janeiro, RJ. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPD, 2003. 1 CD-ROM.

MOREIRA, Bruna Ruschel; BERNARDES, Maurício Moreira e Silva; ALMENDRA, Rita Assoreira. Gestão do design na prática: discussão dos fatores humanos e processuais envolvidos. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, SP, v. 13, n. 1, p. 59-74, fev. 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/gtp.v13i1.109576

MOZOTA, Brigitte Borja de; KLÖPSCH, Cássia; COSTA, Filipe Campelo Xavier da. Gestão de design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.

PADHAN, Rakesh; PRABHEESH, Kp. The economics of COVID-19 pandemic: a survey. Economic Analysis and Policy, Brisbane, v. 70, p. 220-237, jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.eap.2021.02.012

PORTER, Michael E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

RAMOS, Marcos Roberto. Gestão de design aplicada à estratégia de negócios: um estudo de caso. 2016. 107 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

ROBBINS, Stephen Paul; JUDGE, Timothy A. Fundamentos do comportamento organizacional. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2014.

SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. O impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios. 2020. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-impacto-da-pandemia-de-coronavirus-nos-pequenos-negocios,192da538c1be1710VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 17 nov. 2020.

VASCONCELOS, Paulo Sérgio; VASCONCELOS, Priscila Elise Alves. Desafios da estratégia empresarial: antes, durante e após a pandemia de 2020. Revista Interdisciplinar de Direito, Valença, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 163-182, jul. 2020. ISSN 2447-4290. DOI: https://doi.org/10.24859/fdv.2020.1.008

VERZIGNASSE, Rogério. Empreendedorismo cresce na pandemia. Jornal Todo Dia, Americana, SP, 2 ago. 2020. Disponível em: https://tododia.com.br/empreendedorismo-cresce-na-pandemia/. Acesso em: 10 out. 2020.

VIERA, Alexandre Franco; MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas. a gestão do design no gerenciamento do processo de novos produtos: design estratégico, propriedade intelectual e certificação aplicados em um brinquedo pedagógico. Projética, Londrina, v. 3, n. 1, p. 22-37, 2012. DOI: https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n1p22

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Costa, D. P., Braun, L. A., Velasco, J. L., Pereira, F. D., Merino, G. S. A. D., & Merino, E. A. D. (2022). Gestão de design e os novos negócios: proposição de ações para implementação de um negócio no setor alimentício no contexto da Covid-19. Projetica, 13(2), 84–115. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n2p84

Edição

Seção

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.