Atividades didáticas no laboratório PRONTO3D

uma abordagem de ensino por projeto utilizando corte a laser e impressão 3D

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n3.48592

Palavras-chave:

Ensino de design, Prototipagem

Resumo

Este trabalho busca compartilhar práticas de ensino da disciplina de Prototipagem, procurando disseminar estratégias que fomentem a aplicação da materialização mediada por meios digitais. Portanto, foram descritos dois processos de ensino por projeto executados no laboratório Pronto3D, que oferece suporte à disciplina citada. Como resultado, são apresentadas as etapas de maneira sistematizada dos projetos aplicando o corte a laser no desenvolvimento de um banco em escala real e a impressora 3D na produção de uma luminária. Por fim, acredita-se que essas atividades propostas contribuem de maneira assertiva para a construção de habilidades técnicas inerentes à profissão de Design de Produtos.

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Biografia do Autor

Lorena Costa Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda do curso de Design de Produto na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuei como designer de produto em projeto de extensão no laboratório de inovação e tecnologia credenciado internacionalmente pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). Conquistei duas patentes de produto com empresas nacionais no terceiro e quarto semestre de curso. Possuo algumas publicações, cinco certificados de excelência acadêmica e auxiliei alunos como monitora da disciplina de modelagem 3D.

Ivan Medeiros, UFSC _ Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Adjunto do Curso de Design de Produto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com doutorado em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina, cuja pesquisa abordou os temas de Materialização e Fabricação Digital em parceria com o Laboratório PRONTO 3D. Realizou o mestrado em Engenharia de Produção com ênfase em Ergonomia, estudando o posicionamento das ferramentas ergonômicas na metodologia de projeto de produtos. Também possui especialização em Ergonomia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Graduação em Design, com habilitação em Projeto de Produto pela Univille. Atualmente realiza pesquisas na área de Representação Gráfica Manual e Materialização Digital aplicados ao processo de Design de Produtos.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Costa Souza, L., Tavares Porto, L., & Medeiros, I. (2023). Atividades didáticas no laboratório PRONTO3D: uma abordagem de ensino por projeto utilizando corte a laser e impressão 3D. Projetica, 14(3), 28. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n3.48592

Edição

Seção

Design: Educação, Cultura e Sociedade