Design Thinking, dimensão do problema

Uma análise quanto às metodologias e ferramentas ativas de apoio ao ensino da termodinâmica clássica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n2.48458

Palavras-chave:

termodinâmica, ensino-aprendizagem, ferramentas ativas

Resumo

Os conhecimentos associados à termodinâmica estão presentes nos mais diversos ramos das ciências e da engenharia. Porém, observa-se elevada dificuldade no processo de ensino-aprendizagem deste tema. Nesse contexto, uma equipe interdisciplinar foi formada para investigar os problemas relativos ao processo de ensino-aprendizagem da termodinâmica, através da abordagem metodológica do Design Thinking (fase de imersão). O artigo trata sobre os procedimentos executados e relativos à dimensão do problema. Concluiu-se que existem mais fatores internos que atrapalham o processo de ensino-aprendizagem e quanto aos fatores externos percebe-se que os jogos são ferramentas ativas que funcionam, motivam e trazem engajamento para o aprendizado.

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Biografia do Autor

Profa. Dra. Ruthinéia Jéssica Alves do Nascimento, Universidade do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará lotada no Instituto de Geociências e Engenharias possui formação acadêmia pelo departamento de graduação e pós-graduação em engenharia química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte . Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em monitoramento e instrumentação de Bioprocessos, processos de obtenção de etanol de 2ª geração e desenvolvimento de produtos. Atualmente atua principalmente nos seguintes temas: Monitoramento de Bioprocessos, Quimiometria, desenvolvimento de produtos de engenharia e desenvolvimento de tecnologias educacionais.

Professor Dr. Vinicius Vescovi, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professor da Universidade do Sul e Sudeste do Pará, sediado no Instituto de Geociências e Engenharias. É membro permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ciências Forenses. Possui graduação em Engenharia Química pela Faculdade de Aracruz (2009), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos.

Carolayne Ferreira de Almeida, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Estudante de graduação no curso de graduação em engenharia química da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Filipe da Silva Maia, Universidade Federal do Maranhão

Estudante de graduação no curso de graduação em Design da Universidade Federal do Maranhão.

Profa. Dra. Fabiane Rodrigues Fernandes, Universidade Federal do Maranhão

Professora Adjunta do DEDET/CCET/UFMA. Coordena o LABDesign [@labdesign.ufma] com ênfase em experiência e inovação. Líder do grupo de pesquisa LABDesign - experiência e inovação. Doutorado em Design pela FAAC - UNESP/Bauru (2017). Mestre em Designpela FAAC - UNESP/Bauru (2013). Especialização em Gerenciamento de Projetos pelas Anhanguera/Rio Claro (2010). Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (2005). Foi Professora Associada I do Departamento de Tecnologia em Design Gráfico da Faculdade de Comunicação e Informática (FCI) da UNIMEP/Campus Taquaral (Piracicaba/SP) e FAAL (Limeira/SP) por 8 anos. Tem experiência em Design Ergonômico e Interface Humano-Tecnológica, com ênfase em: Web Design, Visual Thinking, Design de Informação, User Experience (UX) e Usabilidade. Autora dos livros: Design da Informação: base para a disciplina no curso de Design & O Estado e o Design: do estilo à ferramenta estratégica de negócios. Membro do Comitê Científico da Revista Projética (ISSN: 2236-2207), Membro do Comitê Científico da Revista Design e Tecnologia (ISSN: 2178-1974), Membro do Comitê Científico da e-Revista Logo (ISSN: 2238-2542), Membro do Comitê Científico do Journal Human Factor in Design (ISSN: 2316-7963), Membro do Comitê Científico da Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais (ISSN: 1809-8908) e Membro do Comitê Científico da Revista Modapalavra (ISSN: 1982-615X)

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Publicado

2023-11-06

Como Citar

Alves do Nascimento, R. J., Vescovi, V., Ferreira de Almeida, C., da Silva Maia, F., & Rodrigues Fernandes, F. (2023). Design Thinking, dimensão do problema: Uma análise quanto às metodologias e ferramentas ativas de apoio ao ensino da termodinâmica clássica. Projetica, 14(2), 30. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n2.48458

Edição

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Design: Educação, Cultura e Sociedade