Design como agente de transformação social

A experiência de capacitação de jovens aprendizes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n2.48096

Palavras-chave:

design social, economia criativa, joalheria, acessórios artesanais, capacitação

Resumo

O índice de desemprego crescente e o mercado de trabalho cada vez mais exigente geram desafios e barreiras que podem ser, de certa forma, intransponíveis para os indivíduos que vivem em condições de vulnerabilidade social, levando a trabalhos precárias ou à marginalidade. O design social pode identificar potencialidades e dialogar com os atores envolvidos para buscar soluções sociais inovadoras associadas com políticas educacionais e ações afirmativas. Este projeto foi realizado com jovens institucionalizados em vulnerabilidade social, com o objetivo de promover ações de capacitação profissionalizante para produção de produtos de joalheria e acessórios, atendendo ao mercado local. Os resultados apontaram não apenas o sucesso do aprendizado, mas também o surgimento da cultura do empreendedorismo, o engajamento e o aumento da autoestima.

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Biografia do Autor

Bruno Montanari Razza, Universidade Estadual de Maringá- UEMCampus Cianorte

Possui graduação em Desenho Industrial pela UNESP (2004), mestrado em Desenho Industrial pela UNESP (2007), com pesquisa em biomecânica ocupacional, e doutorado em Design pela UNESP, com pesquisa em usabilidade e experiência do usuário. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM), atuando como professor e pesquisador desde 2008. Tem experiência nas áreas de Design e Ergonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Experiência do Usuário, Usabilidade, Design Emocional, Design Inclusivo, Projeto de Produto, Metodologias de Design e Inovação, Ensino de Design, Biomecânica Ocupacional, Segurança do Trabalho, Ergonomia Ambiental, Análise Ergonômica do Trabalho. Atua como avaliador de cursos do INEP - MEC. Na gestão universitária, foi coordenador do curso de design (UEM) por 6 anos (2010-2012 e 2014-2018), chefe da Divisão de Planos e Informações na Pro-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e atualmente atua como encarregado do setor de projetos no Escritório de Cooperação Internacional da UEM.

Cristina Lucio, Universidade Estadual de Maringá

Bacharel em Desenho Industrial (Projeto de Produto) :. Mestre em Desenho Industrial :. Doutora em Design (linha de pesquisa em Ergonomia). Líder de três grupos de pesquisa no Diretório de Grupos do CNPq [ Pesquisas para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação . Fab Lab Design UEM ] . [ Ergonomia e Usabilidade de Produtos ] . [ Pesquisa e Desenvolvimento em Joalheria ] .:. Assessora ad-hoc da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná .:. Assessora ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP .:. Professora Associada da UEM, atuando no Curso de Design desde 2007 .:. Atualmente Coordenadora do PRO FAB LAB - Programa de Desenvolvimento Tecnológico & Inovação e Pré-Incubadora [ vinculado ao convênio 014/2021 financiado pela FAPPR ] .:. Membro Titular do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação - CMCTI de Cianorte .:. Titular do CMCTI de São Manoel do Paraná .:. ​Representante do Fórum de Política de Pesquisa e Pós-graduação da UEM .:. ​Representante do Comitê de Núcleos e Programas - CNP da UEM .:. ​Coordenadora de Extensão Curricular do curso de Design da UEM .:. Possui 3 patentes depositadas, sendo 2 concedidas pelo INPI.

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Publicado

2023-11-06

Como Citar

Razza, B. M., & Lucio Beherril el Kattel, C. do C. (2023). Design como agente de transformação social: A experiência de capacitação de jovens aprendizes. Projetica, 14(2), 41. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n2.48096

Edição

Seção

Design: Educação, Cultura e Sociedade