Ferramentas para a compreensão do conhecimento tácito de indivíduos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n1p194

Palavras-chave:

Criação de Conhecimento, Espiral do Conhecimento, Socialização, Conhecimento Prévio

Resumo

Este estudo analisou o potencial de combinação das ferramentas, jogo de perguntas pessoais, mapa de empatia e storytelling, na compreensão do conhecimento tácito de indivíduos. As ferramentas propostas foram aplicadas para uma amostra de 28 participantes. Os dados obtidos foram interpretados como características pessoais e relacionais dos indivíduos. Os resultados mostraram que as ferramentas foram complementares na compreensão breve dos conhecimentos tácitos dos participantes, que refletiram sobre si próprios, sobre o seu contexto e a sua história.

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Biografia do Autor

Debora Barauna, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Mestre em Saúde e Meio Ambiente pela Universidade da Região de Joinville (2009). Professora na Universidade do Vale do Rio dos Sinos

André Luis Orthey, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI

Mestre em Design pela Universidade Federal do Paraná

Silvana Souza Silvério, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC

Especialista em Criação e Gestão de Moda

Michele Tais Zamoner, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutoranda em Design pela Universidade Federal do Paraná

Dalton Luiz Razera, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Engenharia Florestal e professor na Universidade Federal do Paraná

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Publicado

2020-04-08

Como Citar

Barauna, D., Orthey, A. L., Silvério, S. S., Zamoner, M. T., & Razera, D. L. (2020). Ferramentas para a compreensão do conhecimento tácito de indivíduos. Projetica, 11(1), 194–219. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n1p194

Edição

Seção

Design: Educação, Cultura e Sociedade

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