A gestão estratégica de Design de Moda como fator de sucesso da marca FARM
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n1p134Palavras-chave:
Gestão de Marca, Design de Moda, Consumo, Lifestyle, Direção CriativaResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar os aspectos da gestão estratégica de design de moda que contribuem para o sucesso no mercado da marca de moda feminina FARM. Envolve uma abordagem sobre identidade e posicionamento da marca no desenvolvimento de produtos e foca no processo criativo e no papel do diretor criativo na organização dos conceitos e estratégias do desenvolvimento de produto de moda. Utilizou-se a pesquisa qualitativa e descritiva para atingir os objetivos propostos, desenvolvida nos limites de um estudo de caso. Para a coleta dos dados foi realizada a revisão bibliográfica assim como a entrevista subsidiada por um questionário semiestruturado. Os dados foram analisados por meio do método indutivo, por comparação entre a fundamentação teórica apresentada e os dados obtidos. Observou-se como a valorização da gestão da marca no desenvolvimento do processo criativo de seus produtos, influencia o resultado final de suas coleções e, por consequência, o sucesso mercadológico da empresa.Downloads
Referências
CARVALHAL, André. A moda imita a vida: como construir uma marca de moda. Rio de Janeiro: Estação das Letras e Cores, 2014.
GOMES, Nelson; LOPES, Maria Vieira; ALVES, Paulo Emanuel. Coolhunting e estudos de tendências aplicados à moda: modelo de segmentação estratégica. Moda Palavra e-periódico, Florianópolis, v. 9, n. 17, p. 5-26, jan./jun. 2016.
GOMEZ, Luiz Salomão Ribas Gomez; OLHATS, Magali; PÓLO, Claudia C. Fashion branding: uma relação emocional com o consumidor. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 4, n. 8, p. 89-113, jul./dez. 2011.
HAMBRICK, Donald C. Operationalizing the concept of business-level strategy in research. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 5, n. 4, p. 567-575, 1980.
KOTLER, Philip. Administração de marcas. São Paulo: Atlas, 1998
KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. Rio de Janeiro: Ediouro, 2009.
MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas. A gestão de design como estratégia organizacional: um modelo de integração do design em organizações. 2004. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
MEADOWS, Toby. Como montar e gerenciar uma marca de moda. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.
MICHETTI, Miqueli. Moda brasileira e mundialização: mercado mundial e trocas simbólicas. 2012. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.
MIRANDA, Ana Paula. Consumo de moda: a relação pessoa-objeto. 2. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.
MORAES, Dijon. Metaprojeto: o design do Design. São Paulo: Blucher, 2010.
MOZOTA, Brigitte B.; KLÖPSCH, Cássia; COSTA, Filipe C. Xavier. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.
PORTER, Michael E. Competitive advantage: creating and sustaining superior performance. New York: Free Press, 1995.
SANCHES, Maria Celeste de Fatima. O projeto do intangível na formação de designers de moda. 2016. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
SANCHES, Maria Celeste de Fatima. Uma análise da delimitação projetual no design de moda. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DESIGN, 6., 2011, Lisboa. Anais [...]. Lisboa: CIAUD, 2011. v. 1, p. 1-4.
SANTOS, Janiene. Sobre tendências e o espírito do tempo. 2. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.
SANTOS, S. R. Marketing de moda "EU QUERO FARM!": desvendando o sucesso por trás da FARM. 2009. Monografia (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
SILVA, Aldo Clécius Neris. A pesquisa de estilo de vida como metodologia e recurso para direção criativa de moda. In: COLÓQUIO DE MODA, 8., 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: ABEPEM, 2012. Disponível em: http:// www.coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202012/ GT07/ARTIGO-DE-GT/103617_A_pesquisa_de_estilo_de_vida_como_metodologia_e_recurso_para_direcao_criativa_de_moda.pdf. Acesso em: 6 nov. 2017.
SIMMEL, Georg. A filosofia da moda. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.
STEAD, Jean Garner; STEAD, W. Edward. Sustainable strategic management: an evolutionary perspective. International Journal of Sustainable Strategic Management, Genève, v. 1, n. 1, p. 62-81, 2008.
SVENDSEN, Lars. Moda: uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
WOLFF, Fabiane. Sistemática de avaliação da gestão de design. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Projetica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.





