Musicalidade e êxtase: experiência sensorial em Deliverance de Alexander McQueen
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n2p69Palavras-chave:
Musicalidade, Performance, Alexander McQueen, ArtificaçãoResumo
Partindo do pressuposto de um ato-desfile como imagem, este artigo promove uma genealogia dos processos de artificação da moda, isto é, sua expressão como valor artístico em detrimento de puro valor mercadológico. Para tanto, elenca-se o desfile Deliverance do britânico Alexander McQueen, no qual a imagem artificada irá assumir-se como imagem sonora para coordenar o potencial comunicativo da performance-desfile.Downloads
Referências
ARCHER, Michael. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: M. Fontes, 2001.
BATAILLE, Georges. La expérience intérieure. Paris: Gallimard, 1943. BLACKING, John. The antropology of the body. Londres: ASA Monograph 15, 1977.
CANEVACCI, Massimo. Por um mapa antropológico da moda: entrevista. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 62, n. 2, 2010.
DAVID, Claúdio Munayer. A musicalidade da fala, o objeto sonoro em Freud. Reverso, Belo Horizonte, ano 28, n. 53, p. 107-112, 2006.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A semelhança informe ou o gaio saber visual segundo Georges Bataille. São Paulo: Contraponto, 2015.
DUGGAN, Ginger Gregg. O maior espetáculo da terra: os desfiles de moda contemporânea e sua relação com a arte performática. Fashion Theory, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 3-30, 2002.
HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente: modernismo, artes visuais, políticas da memória. São Paulo: Contraponto, 2014.
LIPOVETISKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
MEYER, Leonard. Emotion and meaning in music. Chicago: Chicago University Press, 1956.
SANTOS, Regina Antunes Teixeira. Psicologia da música: aportes teóricos e metodológicos por mais de um século. Revista Música em Perspectiva, Curitiba, v. 5, n. 1, p. 65-90, 2012.
SCHAFER, Raymond Murray. The soundscape. Rochester: Destiny Books, 1993.
SCHULZ, Bernd (Org.). Resonances: aspects of sound art. Heidelberg: Kehrer Verlag, 2002.
SHAPIRO, Roberta. Que é artificação? Revista Sociedade e Estado, Brasília, v. 22, n. 1, p. 135-151, 2007.
SUDJIC, Deyan. A linguagem das coisas. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010.
WATT, Judith. Alexander mcqueen, the life and the legacy. New York: Harper Design, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Projetica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.





