Design cerâmico e aproveitamento de resíduos sólidos: desenvolvimento de porcelana a partir das cinzas de ossos bovinos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n2p9Palavras-chave:
Design de produto, Porcelana, Ossos bovinos, Resíduos.Resumo
O trabalho apresenta a obtenção de cerâmica tipo porcelana a partir da incorporação de cinza de ossos bovinos, por meio de calcinação e moagem dos mesmos, desenvolvimento de moldes de gesso e testes com óxidos, resultando na vitrificação de peças cerâmicas em referência à culinária maranhense. Como resultado, foram desenvolvidas petisqueiras de porcelana. Diminuindo os descartes de resíduos sólidos descartados na natureza e inserindo posteriormente este conhecimento nas comunidades ceramistas do Maranhão, buscou-se contribuir para o desenvolvimento local utilizando o design.Downloads
Referências
BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para os novos produtos. 2. ed. São Paulo: E. Blücher, 2001.
BRAGANÇA, Saulo Roca; BERGMANN, Carlos Perez. Produção de porcelana de ossos e caracterização de suas propriedades técnicas. Revista Cerâmica, São Paulo, v. 52, n. 322, p. 205-212, abr./jun. 2006.
GRANZIERA, Maria Luiza Machado. Direito ambiental. São Paulo: Atlas, 2009.
LIMA, Marco Antônio Magalhães. Introdução aos materiais e processos para designers. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006.
LÖBACH, Bernard. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo. E. Blücher, 2001.
MIYAHARA, Ricardo Yoshimitsu; GOUVÊA, Douglas; TOFFOLI, Samuel Márcio. Propriedades cerâmicas de porcelana de ossos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 17., 2006, Foz do Iguaçu, PR. Anais... São Paulo: IPEN, 2006. 1 CD-ROM.
SENAC. Oficinas: cerâmica. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Projetica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.





