Design cerâmico e aproveitamento de resíduos sólidos: desenvolvimento de porcelana a partir das cinzas de ossos bovinos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n2p9Palavras-chave:
Design de produto, Porcelana, Ossos bovinos, Resíduos.Resumo
O trabalho apresenta a obtenção de cerâmica tipo porcelana a partir da incorporação de cinza de ossos bovinos, por meio de calcinação e moagem dos mesmos, desenvolvimento de moldes de gesso e testes com óxidos, resultando na vitrificação de peças cerâmicas em referência à culinária maranhense. Como resultado, foram desenvolvidas petisqueiras de porcelana. Diminuindo os descartes de resíduos sólidos descartados na natureza e inserindo posteriormente este conhecimento nas comunidades ceramistas do Maranhão, buscou-se contribuir para o desenvolvimento local utilizando o design.Downloads
Referências
BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para os novos produtos. 2. ed. São Paulo: E. Blücher, 2001.
BRAGANÇA, Saulo Roca; BERGMANN, Carlos Perez. Produção de porcelana de ossos e caracterização de suas propriedades técnicas. Revista Cerâmica, São Paulo, v. 52, n. 322, p. 205-212, abr./jun. 2006.
GRANZIERA, Maria Luiza Machado. Direito ambiental. São Paulo: Atlas, 2009.
LIMA, Marco Antônio Magalhães. Introdução aos materiais e processos para designers. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006.
LÖBACH, Bernard. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo. E. Blücher, 2001.
MIYAHARA, Ricardo Yoshimitsu; GOUVÊA, Douglas; TOFFOLI, Samuel Márcio. Propriedades cerâmicas de porcelana de ossos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 17., 2006, Foz do Iguaçu, PR. Anais... São Paulo: IPEN, 2006. 1 CD-ROM.
SENAC. Oficinas: cerâmica. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.