Análise de projeto gráfico de livros infantis digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2015v6n1p09

Palavras-chave:

Livro Infantil, Design, Projeto Gráfico, Digital, Análise

Resumo

A popularização das novas tecnologias digitais abriu um novo campo de atuação para o designer gráfico. Os livros infantis, que já apresentam interação na mídia impressa agora se encontram nesses novos suportes que expandiram as possibilidades sensoriais, reunindo visão, audição e tato em uma experiência nova de leitura. A partir de uma reflexão teórica inicial, este trabalho analisa três livros infantis digitais, a fim de identificar os elementos de design e suas funcionalidades dentro dos projetos gráficos destes livros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Souza Koch, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduada em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Londrina.

Danielle de Marchi Tozatti, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Professor da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Fundamentos de Design Criativo. São Paulo: Bookman, 2009. 176 p.

BERGSTRÖM, Bo. Fundamentos da Comunicação Visual. São Paulo: Rosari, 2010. 240 p.

BRINGHURST, Robert. Elementos do Estilo Tipográfico. São Paulo: Cosac Naify, 2005. 428 p.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 6. ed. São Paulo: Ática, 1997. 246 p.

COSENZA, Ramon M. Para atender os Nativos Digitais. Revista Pátio, n. 28, jul. 2011. Disponível em:<http://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/5829/para-atender-os-nativos-digitais.aspx>. Acesso em: 1 set. 2014. Entrevista concedida à revista.

FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das cores em comunicação. 5. ed. São Paulo: E. Blücher, 2006. 192 p.

FRASER, Tom; BANKS, Adam. O essencial da cor no design. São Paulo: SENAC, 2011. 256 p.

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo, Cosac Naify, 2011. 184 p.

LINS, Guto. Livro Infantil?: projeto gráfico, metodologia, subjetividade. São Paulo: Edições Rosari, 2003. 93 p.

LINS E SILVA, Patricia Konder. Os nativos digitais estão acostumados a uma interatividade diferente. Revolução eBook. Jun, 2013. Disponível em: http://revolucaoebook.com.br/ patricia-konder-lins-silva-nativos-digitaisestao-acostumados-uma-interatividade-diferente. Acesso em: 1 set. 2014.

Entrevista concedida a Eber Freitas. MEIRELES, Cecília. Problemas da Literatura Infantil. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. 120 p.

MELLO, Suely Amaral. Infância e Humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural. Revista Perspectiva, Florianópolis, v.25, n.1, p. 83-104, jan/jul. 2007.

MORAES, Odilon. O projeto gráfico do livro infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, Ieda de. O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra, o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008. 214 p.

OLIVEIRA, Rui de. Pelos Jardins Boboli: reflexões sobre a arte de ilustrar livros para crianças e jovens. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. 154 p.

PALO, Maria José; OLIVEIRA, Maria Rosa D. Literatura infantil: voz de criança. 4.ed. São Paulo: Ática, 2006. 80 p.

PEDROSA, Israel. O universo da cor. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2004. 154 p.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, Reino Unido, v.9, n.5, out. 2001a.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants, Part II: Do they really think differently?.On the Horizon, ReinoUnido, MCB University Press, v.9, n.6, dez. 2001b.

SHATZKIN, Mike. Livros infantis impressos x tablets. 2010. Disponível em: http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=60810. Acesso em: 1 set. 2014.

SILVEIRA, Luciana Martha. Cor, Design e Consumo. In: QUELUZ, Marilda L. P. (Org.). Design e Consumo. Curitiba: Peregrina, 2010. p. 35-48.

WILLBERG, Hans Peter; FORSSMAN, Friedrich. Primeiros Socorros em Tipografia. São Paulo: Rosari, 2007. 104 p.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Koch, G. S., & Tozatti, D. de M. (2015). Análise de projeto gráfico de livros infantis digitais. Projetica, 6(1), 09–24. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2015v6n1p09

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.