A Evolução da Calça Jeans e do Comportamento do Consumidor: uma reflexão como parâmetro para a concepção do produto
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n2p77Palavras-chave:
Design de Moda, Ergonomia, Produto Calça Jeans.Resumo
Considerando a demanda do produto calça jeans, que sofre diversas influências, entre elas, a moda urbana observada pelas pessoas durante seu dia a dia, este trabalho procura investigar por meio de pesquisa bibliográfica e de campo as expectativas e experiências de usuárias, em relação ao referido produto de vestuário de moda. Acredita-se que os resultados apresentados servirão como norteadores para o processo de desenvolvimento de novos produtos deste segmento, ao apontar aspectos de satisfação ou insatisfação, perante as características apresentadas, pelas usuárias investigadas.
Downloads
Referências
BRIDGER, R. S. Introduction to ergonomics. Singapore: Mcgrau – Hill International Editions, 1995.
CATOIRA, Lu. Jeans, a roupa que transcende a moda. Aparecida, SP: Idéias & Letras, 2006.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras e números. Tradução: Vera da Costa e Silva [et al.]. 15. ed. Rio de Janeiro: José Olympo, 2000.
DWYER E FEGHALI, Daniela e Marta Kasznar. “As Engrenagens da moda”. Rio de Janeiro. Ed. Senac Rio, 2004.
HOLLANDER, Anne. O sexo e as roupas: a evolução do traje moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.
IIDA, I. Ergonomia: projeto e produção. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.
IIDA, Itiro. Ergonomia, projeto e produção. 7ed. São Paulo: Edgard blucher ltda, 1990.
LAVER, James, A roupa e a moda. 7ed. São Paulo: Companhia das letras, 2003.
LÖBACH, B. Desenho Industrial: bases para configuração dos produtos industriais. Rio de Janeiro: Edgard Blücher, 2001.
MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento. 4ed. São Paulo: Atlas, 1997.
PALOMINO, Érika. “A moda”. 2 ed. São Paulo: Publifolha, 2003.
PETROSKI, E. L. Antropometria: técnicas e padronizações. Porto Alegre: Palotti, 1999.
PEZZOLO, Dinah Bueno. Moda Fácil. São Paulo: códex, 2003.
RECH, Sandra Regina. Moda: por um fio de qualidade. Florianópolis- SC. Editora da UDESC, 2002.
SILVEIRA, I. Análise da Implantação do sistema CAD na indústria do vestuário. In: Moda palavra. Florianópolis: UDESC/CEART, 2003, v. 3, p. 17-30.
SLACK, N. et. al. Administração da Produção. São Paulo: Atenas, 1997.
WISNER, Alain. Por dentro do trabalho: ergonomia: método e técnica. Tradução Flora Maria Gomide Vezzá. São PauloÇ FTd: Oboré, 1987.
ROUSSEAU, Rene Lucien. A Linguagem das cores: energia, simbolismo, vibrações e ciclos das estruturas coloridas. São Paulo: Pensamento, 1980.
SAMARA, Beatriz Santos; BARROS, José Carlos de. Pesquisa de Marketing: Conceitos e Metodologia. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
SEMPRINI, Andrea. A Marca pós moderna: Poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação das letras, 2006.
VILLAÇA, Nizia. Mixologias: Comunicação e o consumo da cultura. São Paulo: Estação das letras e Cores, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.