A Gestão do Design no gerenciamento do processo de novos produtos: Design Estratégico, Propriedade Intelectual e Certificação aplicados em um brinquedo pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n1p22

Palavras-chave:

Gestão do Design, Propriedade Intelectual, Planejamento de Novos Produtos

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor uma ferramenta de gerenciamento e planejamento de novos produtos, para um brinquedo de cunho pedagógico, com base na Gestão de Design e nos direitos da propriedade intelectual. De natureza exploratória, possui como metodologia, entrevistas e uma abordagem a respeito das leis do direito de propriedade, e de certificação de produtos. Apresenta como resultado, a proposição de ações para a Gestão de Design do brinquedo pedagógico, por meio de um modelo visual de planejamento de projetos, e as respectivas ações cabíveis a fim de validar um novo produto com proteção legal a garantir sua legitimidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Franco Vieira, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Especialista em Gestão Estratégica de Design pela Universidade Estadual de Londrina.

Rosane Fonseca de Freitas Martins, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professora Doutora da Universidade Estadual de Londrina .

Referências

BAXTER, Mike. Projeto de Produto, Guia prático para o desenvolvimento de novos produtos.2. ed. São Paulo. Edgar Blücher, 2000. 260p.

BROWN, Tim. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas idéias. Tradução Cristina Yamagami. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

CUNHA, Frederico Carlos da. A Proteção Legal do Design: propriedade industrial. Rio de Janeiro: Lucerna, 2000.

HARRISON, Tony. Manual do Gestor de Produto. Presença, 1990.

IIDA, Itiro. Ergonomia: Projeto e Produção. 2ed. São Paulo: Edgar Blücher, 2005.

LIMA, João Ademar de Andrade. Curso de propriedade intelectual para designers. João Pessoa: Idéia, 2001.

KIM,W.Chan. A estratégia do Oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. ; tradução de Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

MAGALHÃES, C. Design estratégico: integração e ação do Design Industrial. Estudos em Design, v. 3, n. 1, p. 15-27, Jul. 1997.

MARTINS, R. F. F.; MERINO, Eugenio Andrés Dias. A gestão de design como estratégia organizacional. Londrina: EDUEL, 2008.

NEWTON, Richard. O gestor de projetos; tradução: Daniel Vieira, São Paulo: Pearsons Prentice Hall, 2011.

PHILLIPS, Peter L. Briefing: a gestão do projeto de design; tradução Itiro Iida; São Paulo: Editora Blucher, 2007.

PULHMAN, Angela Cristina Azanha. Noções gerais sobre proteção de tecnologia e produtos: versão inventor; textos Claudio Fuentes Moreira. São Paulo: Instituto de pesquisas Tecnológicas, 2004.

SILVEIRA, Newton. Propriedade industrial, direito do autor, software, cultivares, nome empresarial. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2011.

VIEIRA. Alexandre Júnior Franco. Brinquedo para auxiliar o desenvolvimento psicomotor infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design e Moda) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2009.

Downloads

Publicado

2012-09-04

Como Citar

Vieira, A. F., & Martins, R. F. de F. (2012). A Gestão do Design no gerenciamento do processo de novos produtos: Design Estratégico, Propriedade Intelectual e Certificação aplicados em um brinquedo pedagógico. Projetica, 3(1), 22–37. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n1p22

Edição

Seção

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.