Exercício de percepção jurídica do anteprojeto do código brasileiro de processos coletivos através da teoria tridimensional do direito

Autores

  • Octaviano Langer Universidade do Vale do Itajaí
  • Cesar Luiz Pasold Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2009v13n0p121

Palavras-chave:

Teoria, fato, valor, norma, código, processo coletivo.

Resumo

O presente artigo relata os resultados da utilização da Teoria Tridimensional do Direito, idealizada por Miguel Reale, como ferramenta de Percepção Jurídica aplicada ao Anteprojeto do Código Brasileiro de Processos Coletivos. Aplicando a ferramenta quanto ao fato, observou-se a evolução da Tutela Coletiva no Brasil, pontuando-se a necessidade de um Código Brasileiro de Processos Coletivos. No que diz respeito aos valores, destacam-se a mudança de paradigmas para a busca por soluções transindividuais para os conflitos jurídicos, e a tutela coletiva vista como um instrumento de acesso à justiça. Por fim, quanto à norma, examinou-se objetivamente o Anteprojeto do Código Brasileiro de Processos Coletivos, descrevendo-o e demonstrando sua importância para a alteração do ordenamento jurídico brasileiro, em especial no tocante aos processos destinados à tutela de direitos transindividuais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Octaviano Langer, Universidade do Vale do Itajaí

Aluno Especial do Curso de Mestrado em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI; Discente da disciplina Fundamentos da Percepção Jurídica, ministrada no semestre 2008.II.

Cesar Luiz Pasold, Universidade do Vale do Itajaí

Doutor em Direito do Estado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo/USP; Pós-Doutor em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná/UFPR; Advogado – OAB/SC 943, Diretor Presidente do Advocacia Pasold e Associados – OAB/SC 059/90; Professor das Disciplinas “Metodologia da Pesquisa Jurídica”, “Teoria do Direito Portuário”, e “Fundamentos da Percepção Jurídica” no Curso de Mestrado em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Consultor Científico da UNOESC. Consultor ad hoc da CAPES. Autor, entre outros, do livro Ensaio sobre a Ética de Norberto Bobbio. Florianópolis: Conceito Editorial, 2008. Co-autor, entre outras, da obra Novos Direitos- Conquistas e Desafios. Curitiba: Juruá, 2008.

Downloads

Publicado

2009-12-15

Como Citar

Langer, O., & Pasold, C. L. (2009). Exercício de percepção jurídica do anteprojeto do código brasileiro de processos coletivos através da teoria tridimensional do direito. Scientia Iuris, 13, 121–136. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2009v13n0p121

Edição

Seção

Artigos