Os contratos de transferência de tecnologia e os limites à autonomia privada

Autores

  • Jussara Seixas Conselvan Universidade Estadual de Londrina
  • Valkíria Aparecida Lopes Ferraro Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2009v13n0p65

Palavras-chave:

Contratos, transferência, tecnologia, autonomia privada

Resumo

Uma característica distintiva dos Contratos de Transferência de Tecnologia é a intervenção estatal, cuja conseqüência é a limitaçãoda liberdade de contratar das partes. A partir de uma reflexão sobre a intervenção estatal, são apontados fundamentos para os limites impostos pelos Estados, em seu âmbito interno, e pela ordem internacional. Conceitua-se tecnologia e caracteriza-se a sua transferência, enunciando as modalidades e cláusulas dos contratos. Indica-se como é exercido o controle na formação dos contratos no Brasil, principalmente através do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Apresenta um histórico da intervenção e as normas cogentes que regulam o conteúdo do contrato.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jussara Seixas Conselvan, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Direito da Integração e do Comércio Internacional pela Universidade Estadual de Londrina em Convênio com a Universidad Rey Juan Carlos de Madrid. Especialista em Direito Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina. Advogada.

Valkíria Aparecida Lopes Ferraro, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Direito das Relações Sociais pela Universidade Estadual de Londrina. Professora titular da Universidade Estadual de Londrina. Graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2009-12-15

Como Citar

Conselvan, J. S., & Ferraro, V. A. L. (2009). Os contratos de transferência de tecnologia e os limites à autonomia privada. Scientia Iuris, 13, 65–87. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2009v13n0p65

Edição

Seção

Artigos