Considerações entre a produção e os fundamentos do Estado

Autores

  • Adreana Dulcina Platt Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2009v13n0p9

Palavras-chave:

Estado, Produção, Adequação histórico-filosófica

Resumo

A finalidade deste artigo se volta a socialização dos resultados parciais da pesquisa acadêmica desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina, que objetiva ao resgate da formação do Estado, precipuamente à garantia da propriedade privada e na tributação dos sujeitos sociais. Com a aguda ocidentalização da teoria de Estado orientado pelos determinantes históricos da produção, intercâmbio e tecnologia, partiremos junto a organização de um quadro descritivo da formação do Estado, em diferentes tempos históricos sempre em atenção ao realinhamento do modelo de produção.  O quadro será descritivo e composto a partir do enfoque das nações centrais (do Estado pré-capitalista ao Estado neoliberal) e das nações periféricas (Estado metropolitano ao Estado neoliberal). Com o esclarecimento destas categorias, apontaremos os determinantes políticos que se fazem presentes na atualidade frente as adequações que precisam ser engendradas entre o modo de produção (com ênfase na hegemonia do modo de produção capitalista) e o Estado.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adreana Dulcina Platt, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela UNICAMP/SP. Mestranda em Ciências Jurídicas pela UFSC/SC. Especialista em Direito pela UEL/PR. Docente do Depto. de Educação, CECA/UEL/PR.

Downloads

Publicado

2009-12-15

Como Citar

Platt, A. D. (2009). Considerações entre a produção e os fundamentos do Estado. Scientia Iuris, 13, 9–28. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2009v13n0p9

Edição

Seção

Artigos