O princípio da boa-fé objetiva como densificador da dignidade humana nas relações negociais

Autores

  • Ana Paula Ruiz Silveira Lêdo Universidade Estadual de Londrina
  • Roberto Wagner Marquesi Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2017v21n3p248

Palavras-chave:

Direito civil-constitucional, Dignidade Humana, Boa-fé objetiva.

Resumo

Os percursos pelos quais a sociedade se desenvolve determinam os rumos que as ciências jurídicas deverão tomar por norte. A dignidade da pessoa humana foi elevada como fundamento da República e, ocupando tão alto patamar, impactou todas as relações sociais. Ordenou ela o ajuste dos preceitos e institutos do ordenamento jurídico a esse novo arquétipo e cristalizou como elemento central da ordem jurídica brasileira a pessoa humana. As relações negociais, reguladas originalmente pelo Código Civil, também devem adequar-se aos mandamentos irradiados da Constituição. Neste sentido, a presente investigação tem como objetivo a demonstração da boa-fé objetiva como instrumento densificador da dignidade humana nas relações negociais. A fim de alcançar tal escopo, primeiramente, examina o princípio constitucional, especialmente com o intuito de especificar seus elementos mínimos essenciais, catalogando-os em valor intrínseco, igualdade, liberdade e solidariedade. O estudo do princípio negocial da boa-fé objetiva também impende necessária abordagem, é o que se realiza em seguida, esmiuçando suas características elementares e sua atuação na prática negocial por meio de suas funções de interpretação, de limitação ao exercício abusivo dos direitos subjetivos e de criação dos deveres de conduta de proteção, lealdade e esclarecimento. Demonstra, em última análise, a boa-fé objetiva concretizando, por meio de suas funções, cada um dos elementos da dignidade da pessoa humana nas relações negociais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Paula Ruiz Silveira Lêdo, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Roberto Wagner Marquesi, Universidade Estadual de Londrina

Doutor e Mestre em Direito Civil pela Universidade do Largo do São Francisco (USP). Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

2017-11-29

Como Citar

Lêdo, A. P. R. S., & Marquesi, R. W. (2017). O princípio da boa-fé objetiva como densificador da dignidade humana nas relações negociais. Scientia Iuris, 21(3), 248–286. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2017v21n3p248

Edição

Seção

Artigos