Fenômeno empresa - Dos interesses exclusivos privatistas aos institucionalistas publicistas: criando valor compartilhado

Autores

  • Vinicius Figueiredo Chaves UERJ; UFF; UNESA Rio de Janeiro
  • Nilton Cesar Flores UFF; UNESA Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2014v18n1p115

Palavras-chave:

empresa, interesse público, instituição, partes interessadas, valor compartilhado.

Resumo

A partir da progressiva referenciabilidade pública do Direito Privado, o trabalho propõe a releitura do fenômeno empresa numa perspectiva ampliada, com abordagem da teoria dos stakeholders. Esta teoria considera um mito a doutrina de criação de valor somente para os sócios/acionistas. Conclui-se que a empresa não deve ser vista como mero instrumento para satisfação de interesses exclusivos de agentes racionais maximizadores de utilidades, mas sim como expressão de uma instituição cuja conduta não pode derivar somente de uma lógica de mercado, mas também da noção de criação de valor compartilhado para todas as partes interessadas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vinicius Figueiredo Chaves, UERJ; UFF; UNESA Rio de Janeiro

Doutorando em Direito pela UERJ, na linha de pesquisa Empresa e Atividades Econômicas; Mestre em Direito Público e Evolução Social pela UNESA/RJ; Pós-graduado em Direito Empresarial pela FGV/RJ.

Nilton Cesar Flores, UFF; UNESA Rio de Janeiro

Doutor em Direito pela UFSC. Advogado. Professor Adjunto da UFF e Professor Permanente do PPGD da UNESA.

Downloads

Publicado

2014-07-31

Como Citar

Chaves, V. F., & Flores, N. C. (2014). Fenômeno empresa - Dos interesses exclusivos privatistas aos institucionalistas publicistas: criando valor compartilhado. Scientia Iuris, 18(1), 115–134. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2014v18n1p115

Edição

Seção

Artigos