Cidadania, educação e responsabilidade social: falácias gastas em um discurso retórico?

Autores

  • Heloisa Helena de Almeida Portugal Universidade Estadual de Londrina
  • Mark Sandro Sorprezo de Almeida Faculdade Paranaense

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2002v5n0p259

Palavras-chave:

Cidadania, Educação, Responsabilidade social, Formação profissional, Sociedade crítica.

Resumo

O questionamento premente no presente trabalho funda-se na proposta de utilização dos vocábulos como instrumentos de mudanças, como alicerces dos anseios de uma sociedade em transição. A proposta de um trabalho educacional que alie a responsabilidade social à cidadania exige clareza a respeito dos objetivos sócio-políticos que a norteiam, da visão de mundo e dos conceitos de educação, cidadania, homem, mundo, conhecimento, cultura, entre outros. Como formar este profissional consiste em um dos dilemas educacionais e mais, questiona-se a existência de profissionais da educação capacitados para exercer esta formação. A proposta aqui em conjugar, cidadania, educação e responsabilidade social, em uma primeira análise consiste no questionamento do discurso retórico através da apresentação dos conceitos para então propor a utilização de tais institutos como instrumentos transformadores e viabilizadores. Educar, para formar o cidadão responsável consigo e com a sociedade, crítico e ativo, seja qual for a sociedade do futuro.

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Biografia do Autor

Heloisa Helena de Almeida Portugal, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina e professora no Departamento de Direito da Faculdade Paranaense – FACCAR

Mark Sandro Sorprezo de Almeida, Faculdade Paranaense

Especialista em Controlodoria e Gestão Financeira e Professor no Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade Paranaense – FACCAR

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Publicado

2002-12-15

Como Citar

Portugal, H. H. de A., & Almeida, M. S. S. de. (2002). Cidadania, educação e responsabilidade social: falácias gastas em um discurso retórico?. Scientia Iuris, 5, 259–287. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2002v5n0p259

Edição

Seção

Artigos