Mediação da Informação em websites de bibliotecas universitárias brasileiras
referencial teórico
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n3p142Palavras-chave:
Mediação da informação, Bibliotecas universitárias, Websites, Tecnologias da informação e da comunicaçãoResumo
Introdução: As bibliotecas universitárias podemampliar suas fronteiras, visualizar a possibilidade de inovar suas atividades a partir de uma maior utilização e exploração das TICs, especialmente da web.
Objetivo: Identificare apresentar, a partir de referencial teórico, as possibilidades existentes de utilização das tecnologias da informação e comunicaçãoe destacar o papel dos bibliotecários na mediação da informação para aliar o uso das novas tecnologias e o fator humano para a satisfação do usuário.
Metodologia: Pesquisa bibliográfica na literaturada área de biblioteconomia e ciência da informação, com ênfase nas abordagens: mediação da informação, websites, portais de bibliotecas,serviço de referência virtual.
Resultados: A aplicação da ideia e das tecnologias web 2.0 aos serviços e coleções das bibliotecas tem sido classificada como “Biblioteca 2.0”.A web mostra-se como um ambiente propício as ações mediadoras para o uso da biblioteca, dos recursos informacionais que ela disponibiliza, da necessidade de oferecer ao usuário do serviço virtual a mesma qualidade oferecida pelo serviço tradicional. Essas tecnologias apresentam um potencial para a otimização do oferecimento da prestação de serviços/produtos, a mediação da informação, a ampliação da satisfação dos usuários que não precisarão deslocar-se até a biblioteca para serem informados e receberem atendimento personalizado.
Conclusões: Asconclusões revelam que asbibliotecas devem oferecer além de serviços locais, outros tipos de serviços que facilitem a vida do usuário, já que muitos recursos informacionais estão distribuídose disponíveis em rede. Obibliotecário deve investir na sua função de mediador da informação, buscando o diálogo presencial e/ouvirtual com o usuário que marcará a qualidade dos serviços/produtos disponibilizados pela biblioteca.
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