Mediación de la información en los sitios web delas bibliotecas universitarias de Brasil

referencial teórico

Autores/as

  • Valéria Aparecida Moreira Novelli Universidade Estadual Paulista
  • Wanda Aparecida Machado Hoffmann Universidade Federal de São Carlos
  • Luciana de Souza Gracioso Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n3p142

Palabras clave:

Mediación de la información, Las bibliotecas universitarias, Sitios web, Tecnología de la información y la comunicación

Resumen

Introducción: Las bibliotecas universitarias pueden tener sus fronteras ampliadas por la innovación de sus actividades a partir de una mayor utilización y exploración de las tecnologías de la información y comunicación, especialmente de los recursos web.
Objetivo: Identificar y presentar, a partir del referencial teórico, las posibilidades existentes de utilización de las tecnologías de la información y comunicación y destacar el papel de los bibliotecarios en la mediación de la información para agregar el uso de las nuevas tecnologías y el factor humano para la satisfacción del usuario.
Metodología: Investigación bibliográfica en la literatura del área de bibliotecología y ciencia de la información, con énfasis en los abordajes: mediación de la información, sitios web, portales de bibliotecas, servicio de referencia virtual.
Resultados: La aplicación de la idea y de las tecnologías web 2.0 a los servicios y colecciones de las bibliotecas había sido clasificada como “Biblioteca 2.0”. A web se muestra como un ambientepropicio a las acciones mediadoras para el uso de la biblioteca, de los recursos informacionales que ella dispone, de la necesidad de ofrecer al usuario del servicio virtual la misma calidad dada por el servicio tradicional. Esas tecnologías presentan un potencial para la optimización del fornecimiento de la prestación de servicios/productos, la mediación de la información, la ampliación de la satisfacción de los usuarios que no necesitaran moverse hasta la biblioteca para que sean informados y puedan recibir atendimiento personalizado.
Conclusiones:Las conclusiones revelan que las bibliotecas deben ofrecer además de los servicios locales, otros tipos de servicios que faciliten la vida del usuario, una vez que muchos recursos informacionales están distribuidos y disponibles en red. El bibliotecario debe investir en su función de mediador de la información, buscando el diálogo presencial y/o virtual con el usuario que marcará la calidad de los servicios/productos disponibles por la biblioteca.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Valéria Aparecida Moreira Novelli, Universidade Estadual Paulista

Pós-graduanda em Ciência, Tecnologia e Sociedade, na Universidade Federal de São Carlos. Possui graduação em Biblioteconomia pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos (1986), especialização em Sistemas Automatizados de Informação em Ciência e Tecnologia (1992). Atualmente é supervisor técnico na Biblioteca do Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço de referência, capacitação de usuários, bases de dados on-line, scifinder scholar, pesquisa bibliográfica e novas tecnologias, acesso à informação, normalização documentária. Possui trabalhos apresentados em eventos da área.

Wanda Aparecida Machado Hoffmann, Universidade Federal de São Carlos

Professora Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vinculada ao Departamento de Ciência da Informação. Diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFSCar. Pesquisadora do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais da UFSCar. Membro do Conselho de Inovação Tecnológica da UFSCar. Atuação em Ciência da Informação, Gestão da informação e do Conhecimento, Gestão de Unidades de Informação, Prospecção e Monitoramento Tecnológico, Inteligência Competitiva, Desenvolvimento Tecnológico, Arranjos Produtivos Locais, Informação em Tecnologias Industriais Básicas. Ministra disciplinas na UFSCar nos cursos de Graduação de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Ciência da computação e Sistemas de Informação. Possui Graduação em Engenharia Metalúrgica pela Escola de Minas (1985) na Universidade Federal de Ouro Preto (MG), Mestrado em Engenharia dos Materiais (1992) na UFSCar e Doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais (1995) na UFSCar. Pós-Doutorado em trabalhabilidade a quente (1997) na UFSCar. Pós-Doutorado em prospecção de informação tecnológica (2001) na UFSCar.

Luciana de Souza Gracioso, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) Especialização em Uso estratégico da tecnologia em informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado em Ciência da Informação e Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002), doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal Fluminense (2008). Docente junto ao Departamento de Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos desde 2004. Atua principalmente nos seguintes temas: linguagem documentária, recuperação da informação, representação temática, epistemologia da Ciência da informação.

Publicado

2011-12-24

Cómo citar

Novelli, V. A. M., Hoffmann, W. A. M., & Gracioso, L. de S. (2011). Mediación de la información en los sitios web delas bibliotecas universitarias de Brasil: referencial teórico. Informação & Informação, 16(3), 142–165. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n3p142

Número

Sección

Artigos