Avaliando a usabilidade dos websites dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do Brasil
foco na eficácia, eficiência e satisfação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2025v30n3p1Palavras-chave:
Ambientes Informacionais Digitais, Usabilidade, Programa de Pós- Graduação em Ciência da Informação, WebsitesResumo
Objetivo: avaliar a usabilidade dos websites dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil.
Metodologia: a metodologia empregada nesse estudo foi uma pesquisa quali-quantitava, com aplicação da metodologia desenvolvida por Lima (2012) para avaliação de usabilidade em ambientes informacionais digitais com foco na avaliação de eficácia, eficiência e satisfação destes websites. Os dados foram coletados nas páginas web destes programas utilizando seus recursos de navegação.
Resultados: foi-se identificado na Plataforma Sucupira o total de 20 Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil, divididos entre as cinco regiões do país, sendo 1 Programa na Região Norte, 7 Programas na Região Nordeste, 4 Programas na região Sul, 7 programas na Região Sudeste e 1 Programa na Região Centro-oeste.
Conclusões: com base na análise dos websites dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil, concluiu-se que os objetivos de eficiência, eficácia e satisfação foram atingidos. A maioria dos programas foi bem-sucedida nas tarefas e recebeu avaliações satisfatórias. No entanto, melhorias como a redução de informações excessivas ainda são necessárias.
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Referências
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