Avaliando a usabilidade dos websites dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do Brasil

foco na eficácia, eficiência e satisfação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2025v30n3p1

Palavras-chave:

Ambientes Informacionais Digitais, Usabilidade, Programa de Pós- Graduação em Ciência da Informação, Websites

Resumo

Objetivo: avaliar a usabilidade dos websites dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil.
Metodologia: a metodologia empregada nesse estudo foi uma pesquisa quali-quantitava, com aplicação da metodologia desenvolvida por Lima (2012) para avaliação de usabilidade em ambientes informacionais digitais com foco na avaliação de eficácia, eficiência e satisfação destes websites. Os dados foram coletados nas páginas web destes programas utilizando seus recursos de navegação.
Resultados: foi-se identificado na Plataforma Sucupira o total de 20 Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil, divididos entre as cinco regiões do país, sendo 1 Programa na Região Norte, 7 Programas na Região Nordeste, 4 Programas na região Sul, 7 programas na Região Sudeste e 1 Programa na Região Centro-oeste.
Conclusões: com base na análise dos websites dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil, concluiu-se que os objetivos de eficiência, eficácia e satisfação foram atingidos. A maioria dos programas foi bem-sucedida nas tarefas e recebeu avaliações satisfatórias. No entanto, melhorias como a redução de informações excessivas ainda são necessárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Felipe da Silva Candido, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), João Pessoa, Brasil. 

Jhonata Monteiro Cabral, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista Capes, João Pessoa, Brasil. 

Izabel França de Lima , Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Brasil. 

Referências

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9241-11: requisitos ergonômicos para trabalho de escritórios com computadores – Parte 11 – Orientações sobre usabilidade. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

BARRETO, Aldo Albuquerque. A visualização da informação: uma afetividade para olhar a informação. DataGramaZero Revista de Informação, Rio de Janeiro, v.14, n. 6, 2013. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/45777. Acesso em: 25 jun. 2024.

BRASIL. Plataforma Sucupira. Cursos avaliados e reconhecidos. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/index.jsf. Acesso em: 26 maio 2024.

CAMARGO, Liriane Soares de Araújo de; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregório. Arquitetura da informação para ambientes informacionais digitais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 9., 2008, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ENANCIB, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/181958. Acesso em: 28 abr. 2024.

DIAS, Cláudia. Usabilidade na web: criando portais mais acessíveis. Rio de Janeiro: Alta Books, 2003.

DIAS, Cláudia. Usabilidade na web: criando portais mais acessíveis. 2. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2006.

FREIRE, André Pimenta; FORTES, Renata Potin de Matos. Avaliação e re-engenharia da interface de uma aplicação web de acordo com normas de acessibilidade. In: WebMedia & LA-Web 2004 Joint Conference, 2004, Ribeirão Preto-SP. Proceedings [...]. Porto Alegre, RS: SBC, 2004. v. 2. p. 337-339. Disponível: http://safe.icmc.usp.br:9673/safe/scientificproduction/FreireFortesWIC.pdf. Acesso em: 25 abr. 2024.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

LIMA, Izabel França de. Bibliotecas Digitais: modelo metodológico para avaliação de usabilidade. 2012. 242 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS- 25 8YSN4W/1/tese_bibliotecas_digitais_modelo_metodol_gico_avalia o_ppgci_u fmg_izabel_f ran_a lima.pdf. Acesso em: 05 mar. 2024.

LIMA, Izabel França de. Informação, Tecnologia e Memória: aplicações teóricas e pragmáticas em ambientes informacionais digitais. 2022. 9 f. Projeto de Pesquisa (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2022.

LIMA, Izabel França de; LIMA, Raphael Ferreira de; MARINHO, Caroline da Silva; SILVA, Héllida Gilliane de Medeiros Villar. Avaliando a Usabilidade dos Websites de Editoras Universitárias Brasileiras. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 5, n. 2, p. 42-53, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/36385. Acesso em: 24 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.28998/cirev.2018v5n2d

LIMA, Silvia Regina Ferreira; FURNIVAL, Ariadne Chloe. Avaliação da usabilidade de um website de sistema de bibliotecas universitárias. Informação & Informação, Londrina, v. 26, n. 4, p. 296-318, 2021. DOI: 10.5433/1981-8920.2021v26n4p296. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/43508. Acesso em: 25 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n4p296

LOPES, Daniel Alves; SILVA, Ilaydiany Cristina Oliveira. Usabilidade da biblioteca digital domínio público. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, v. 5, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/23367. Acesso em: 24 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.21680/2447-0198.2021v5n1ID23367

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2008.

MOURA, Lenir Teresinha de. Avaliando a Usabilidade dos Websites dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Região Sudeste do Brasil com foco na eficácia, eficiência e satisfação. 2022. 20 f. Relatório Final (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2022.

NIELSEN, Jakob. Designing Websites with authority: secrets of an information architecture. Indianápolis: New Riders, 1998.

NIELSEN, Jakob. Projetando websites. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

Downloads

Publicado

2025-10-23

Como Citar

Candido, L. F. da S., Cabral, J. M., & Lima , I. F. de. (2025). Avaliando a usabilidade dos websites dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do Brasil: foco na eficácia, eficiência e satisfação. Informação & Informação, 30(3), 1–20. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2025v30n3p1