Identificação da presença do ensino de Bibliometria e Cientometria no Brasil
uma análise na graduação em Biblioteconomia
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p317Palavras-chave:
Bibliometria, Cientometria, Ensino Superior, BiblioteconomiaResumo
Objetivo: verificar dos 66 ativos no sistema E-MEC, os seguintes dados: se possuem alguma disciplina com o assunto estudado, qual a categoria administrativa, a modalidade de ensino, o tipo de disciplina, em qual região estão os cursos de graduação, qual o Conceito do Curso do MEC e categorizar as ementas. Metodologia: quantitativa e exploratória. Resultados: verificamos que dos 66 cursos analisados 31 tinham alguma disciplina com os temos bibliometria, cientometria/cienciometria e métric* ou no título ou nas ementas, o que totalizou 34 disciplinas, que foram distribuídas em 6 categorias. Conclusões: o ensino do tema estudado ainda está em ascensão, devido apenas 46,9% dos cursos avaliados, possuírem alguma disciplina com o assunto estudado.
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