Recuperação e classificação de sentimentos de usuários do Twitter em período eleitoral

Autores

  • Fernanda Fernandes Matos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lúcia Helena de Magalhães Universidade Federal de Minas Gerais
  • Renato Rocha Souza Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n1p92

Palavras-chave:

Análise de Redes Sociais, Classificação Automática, Recuperação da Informação, Extração da Informação, Mineração de Texto

Resumo

Introdução: A redes sociais tornaram-se um espaço importante para usuários expressares seus sentimentos. Esses comentários são valiosos para governantes saberem o ponto de vista dos cidadãos sobre as suas propostas políticas e candidatos perceberem a reação dos eleitores a respeito da campanha eleitoral.
Objetivos: Analisar os sentimentos expressos pelos usuários no Twitter, referentes aos candidatos que concorreram à presidência do Brasil no ano de 2018, e predizer o resultado das eleições com base nessas postagens.
Metodologia: Os posts sobre os candidatos que disputaram o segundo turno das eleições foram o objeto de estudo. Usou-se o software Orange Canvas, uma ferramenta de aprendizado de máquina livre e de código aberto, para a coleta da amostra e para a extração das informações relevantes. A técnica de análise de opinião foi aplicada para classificação automática dos sentimentos em positivos, negativos e neutros. Para melhor análise e interpretação dos resultados, exibiram-se as palavras mais importantes dos comentários em nuvens de palavras e as emoções, em gráficos de distribuição de frequência.
Resultados: Detectaram-se muitos sentimentos negativos nas postagens e a emoção de surpresa foi a que mais se destacou para ambos os concorrentes.
Conclusões: O estudo mostrou que o Twitter é um local interessante para usuários expressarem seus sentimentos no período eleitoral. Porém, o trabalho não foi capaz de prever o resultado das eleições com base nas emoções. Acredita-se que isso se deve às altas taxas de rejeição dos eleitores quanto aos candidatos e a polarização que tem caracterizado a política brasileira nos últimos tempos. 

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Biografia do Autor

Fernanda Fernandes Matos, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Gestão e Organização do Conhecimento na Universidade Federal de Minas Gerais

Lúcia Helena de Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Gestão e Organização do Conhecimento na Universidade Federal de Minas Gerais

Renato Rocha Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutorado em Tecnologias Semânticas para Recuperação de Informação

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Publicado

2020-04-01

Como Citar

Matos, F. F., Magalhães, L. H. de, & Souza, R. R. (2020). Recuperação e classificação de sentimentos de usuários do Twitter em período eleitoral. Informação & Informação, 25(1), 92–114. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n1p92

Edição

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Artigos