O uso de dados da plataforma lattes como fonte para inteligência acadêmica
análise de indicadores da produção científica das universidades públicas federais paulistas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p557Palavras-chave:
Bibliometria, Plataforma Lattes, Inteligência Competitiva, Inteligência Acadêmica, Comunicação CientíficaResumo
Objetivo: Desenvolver indicadores de Inteligência Acadêmica para o monitoramento de atores a partir de dados da produção científica disponíveis na Plataforma Lattes.
Metodologia: Um estudo de caso empregando a bibliometria e a Análise de Redes Sociais foi desenvolvido para compreender a presença das universidades públicas estaduais paulistas na atuação das universidades públicas federais paulistas. Com o uso da ferramenta SyncLattes, foram extraídos dados de 3.077 Currículos Lattes de docentes que atuam na pós-graduação das unidades de análise (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Federal do ABC (UFABC), compondo um universo de análise de 24.474 registros de artigos publicados no período de 2017-2020.
Resultados: Foram elaborados indicadores bibliométricos e redes considerando a distribuição de coautoria a partir do seu vínculo institucional e de suas áreas de atuação.
Conclusões: A pesquisa revelou ser possível a obtenção de Indicadores de Inteligência Acadêmica a partir do uso de dados da Plataforma Lattes aliado às técnicas de análise quantitativas.
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