A experiência do usuário em ambientes de gestão da aprendizagem: análise de casos de uso com as ferramentas Moodle e Google Classroom

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n2p491

Palavras-chave:

Experiência de Usuário, Interação homem-computador, Ambiente de Gestão da Aprendizagem, Ambiente Virtual de Aprendizagem

Resumo

Objetivo: Avaliar a Experiência de Usuário, na perspectiva da Ciência da Informação, em busca de identificar a compreensão das percepções dos usuários quanto as experiências relacionadas à User Experience e usabilidade, por meio de suas interações na utilização do Moodle e do ClassRoom.
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter exploratória com abordagem quanti/qualitativa e embasamento teórico que considerou a Ciência da Informação, Ciência da Computação e Educação e realizou as buscas nas bases de dados BRAPCI, Scielo e Google Acadêmico. Finalizado com a análise dos ambientes, segundo as facetas da Experiência de Usuário, por meio do método UEQ (User Experience Questionare).
Resultados: Os alunos apresentaram melhores experiências de utilização e atratividade no ClassRoom e os professores consideraram as experiências de usuário positivas no Moodle, tendo como destaque a confiabilidade. Conclusões: Embora os resultados sejam distintos, foi possível identificar que ambos os ambientes apresentam avaliações de UX que denotam qualidades pragmáticas e hedônicas e permitem sugerir que sejam analisadas a organização de conteúdo, materiais, tarefas e configurações adotadas para averiguar a possibilidade de melhorias nos ambientes considerados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Késsia Rita da Costa Marchi, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília. Docente Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus Paranavaí. 

Cecílio Merlotti Rodas, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP) 

Leonardo Castro Botega, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília.

Referências

BENYON, D. Interação Humano-Computador. 2. ed. ed. São Paulo: 2011.

BIDONE, K.; GUGLIANO, B. F.; SILVA, R. P. da; TEIXEIRA, F. G. A Interatividade na Aprendizagem de Geometria Descritiva. CONGRESSO PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN,13., 2018, Joinville. Anais [...] Joinville: Univille, 2018.

FERREIRA, A. M. J. F. da C.; MARTINEZ, S. M. R.; CONEGLIAN, C. S.; VIDOTTI, S. A. B. G.; SANTARÉM SEGUNDO, J. E. Experiência de usuário: uma análise do ambiente Wikipédia. In: VI SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 2016, Londrina. Anais [...] Londrina: UEL, 2016. p. 1-14.

IFPR. IFPR CONTRA COVID-19. Disponível em: https://reitoria.ifpr.edu.br/ifpr-contra-covid-19/. Acesso em: 3 nov. 2020a.

IFPR. Documentos Institucionais sobre o COVID-19. Disponível em: https://reitoria.ifpr.edu.br/documentos-institucionais-sobre-o-covid-19/. Acesso em: 30 out. 2020b.

IFPR. RESOLUÇÃO No 10, DE 11 DE MAIO DE 2020. Disponível em: https://sei.ifpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=801329&id_orgao_publicacao=0. Acesso em: 30 out. 2020c.

LAW, E. L. C.; VAN SCHAIK, P. Modelling user experience - An agenda for research and practice. Interacting with Computers, v. 22, n. 5, p. 313–322, 2010.

MAIA, M. A. Q.; BARBOSA, R. R.; WILLIAMS, P. Usabilidade e experiência do usuário de sistemas de informação: em busca de limites e relações. Ciência da Informação em Revista, v. 6, n. 3, p. 34–48, 2019.

MORVILLE, P. User Experience Design. Disponível em: http://semanticstudios.com/user_experience_design/. Acesso em: 3 fev. 2021.

NIELSEN, J. Usability engineering. San Diego, CA: Morgan Kaufmann, 1993.

NORMAN, D. A. et al. We Go About Doing It : HI at Apple Computer. In: CONFERENCE COMPANION ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS - CHI '95, 1995, Denver. Proceeding [...] Denver, 1995. p. 4–5

PADOVANI, S.; SCHLEMMER, A.; SCARIOT, C. A.. Usabilidade & user experience, usabilidade versus user experience, usabilidade em user experience?: uma discussão teórico-metodológica sobre comunalidades e diferenças. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ERGONOMIA E USABILIDADE DE INTERFACES HUMANO-COMPUTADOR, 12., 2012, Natal. Anais [...] Natal: 2012, p. 1-10.

PROVDANOV, C. C.; FREITAS, E. C. DE. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RAUSCHENBERGER, M.; SCHREPP, M.; PÉREZ COTA, M.; THOMASCHEWSKI, J. Efficient Measurement of the User Experience of Interactive Products. How to use the User Experience Questionnaire (UEQ).Example: Spanish Language Version. International Journal of Interactive Multimedia and Artificial Intelligence, v. 2, n. 1, p. 39, 2013.

ROGERS, Y.; SHARP, H.; PREECE, J. Design de interação: além da interação humano-computador. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.

ROSENAU, L. D. S. CONTINUUM: Um Modelo de Design de Interação de AVEA. 2017, 510 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, 2017.

SANTANA, C. A.; ALCÂNTARA, R. A. A.; SIEBRA, S. de A.; ÁVILA, B. T. Comparando métodos de avaliações de usabilidade, de encontrabilidade e de experiência do usuário. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 13, n. 2, p. 1–20, 2018.

SCHREPP, M. User Experience Questionnaire Handbook Version 7. The UEQ, 2019.

SILVA, W. P. S. DA. Estética Visual e Experiência do Usuário em Interfaces Humano-Computador: um Estudo de Caso de Sistemas de Gestão de Atividades de Ensino (SiGAEs). 2017, 175 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Maranhão – UFMA, São Luís, 2017.

TEIXEIRA, E. A. DE S. Ciência da informação e design de interação: conceitos, reflexões e interfaces com profissionais. Ciência da Informação, v. 43, n. 3, p. 168–188, 2014.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Marchi, K. R. da C., Rodas, C. M., & Botega, L. C. (2022). A experiência do usuário em ambientes de gestão da aprendizagem: análise de casos de uso com as ferramentas Moodle e Google Classroom. Informação & Informação, 27(2), 491–515. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n2p491

Edição

Seção

Artigos