A experiência do usuário em ambientes de gestão da aprendizagem: análise de casos de uso com as ferramentas Moodle e Google Classroom
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n2p491Palavras-chave:
Experiência de Usuário, Interação homem-computador, Ambiente de Gestão da Aprendizagem, Ambiente Virtual de AprendizagemResumo
Objetivo: Avaliar a Experiência de Usuário, na perspectiva da Ciência da Informação, em busca de identificar a compreensão das percepções dos usuários quanto as experiências relacionadas à User Experience e usabilidade, por meio de suas interações na utilização do Moodle e do ClassRoom.
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter exploratória com abordagem quanti/qualitativa e embasamento teórico que considerou a Ciência da Informação, Ciência da Computação e Educação e realizou as buscas nas bases de dados BRAPCI, Scielo e Google Acadêmico. Finalizado com a análise dos ambientes, segundo as facetas da Experiência de Usuário, por meio do método UEQ (User Experience Questionare).
Resultados: Os alunos apresentaram melhores experiências de utilização e atratividade no ClassRoom e os professores consideraram as experiências de usuário positivas no Moodle, tendo como destaque a confiabilidade. Conclusões: Embora os resultados sejam distintos, foi possível identificar que ambos os ambientes apresentam avaliações de UX que denotam qualidades pragmáticas e hedônicas e permitem sugerir que sejam analisadas a organização de conteúdo, materiais, tarefas e configurações adotadas para averiguar a possibilidade de melhorias nos ambientes considerados.
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