Informação, estudos e fazeres: travessias assertivas da mediação e suas dimensões como fundamento da ciência da informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n4p109

Palavras-chave:

Informação estudos e conceito, Ciência da informação, Mediação da informação, Dimensões da mediação da informação

Resumo

Objetivo: Abordagem analítica acerca da informação, seus estudos e fazeres, buscando situar a mediação da informação e suas dimensões nos contornos epistemológicos do campo científico da Ciência da Informação.
Metodologia: Estudo bibliográfico com a adoção da revisão sistemática da literatura (RSL).
Resultados: Como filósofos e pesquisadores de outros campos que refletiram e refletem acerca das relações entre pensamento, linguagem e representação no processo de construção e compartilhamento do conhecimento, os pesquisadores da Ciência da Informação têm feito o mesmo ao tratarem da produção, organização, circulação, disseminação, recuperação, acesso, uso e apropriação da informação, evidenciando que esses processos se caracterizam como camadas do fenômeno, que impulsionam o diálogo interdisciplinar. Por outro lado, verifica-se que a mediação da informação atua como um elemento atrator dessas camadas constitutivas da informação na sua condição de fenômeno social.
Conclusões: O traçado histórico e epistemológico dos estudos e fazeres informacionais desvelam por um lado a complexidade do fenômeno informação que motiva o diálogo interdisciplinar com outros campos do conhecimento, e por outro oferece evidências que permitem a proposição de que a mediação da informação, com suas dimensões, pode ser considerada um fundamento da Ciência da Informação.

Biografia do Autor

Henriette Ferreira Gomes, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora e mestre em Educação. Bacharela em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Gomes, H. F. (2021). Informação, estudos e fazeres: travessias assertivas da mediação e suas dimensões como fundamento da ciência da informação. Informação & Informação, 26(4), 109–145. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n4p109

Edição

Seção

Dossiê Temático