Análise de tags na venda de frutas da Amazônia brasileira em rede social
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n3p499Palavras-chave:
Indexação, Indexação social, Folksonomia, Redes Sociais OnlineResumo
Objetivo: Analisar as tags para caracterizar a indexação social nos anúncios de venda de frutas amazônicas, dentro de um Serviço de Rede Social On-line.Metodologia: Os procedimentos metodológicos foram realizados através de uma análise exploratória, de cunho experimental com participação direta; a coleta de dados selecionou os anúncios que tratam individualmente sobre cada fruta no Facebook Marketplace.
Resultados: A partir das análises dos conjuntos de dados foi possível verificar os aspectos da utilização das tags nos anúncios quanto à quantidade e frequência, classificou-se as tags a partir da função que cada uma desempenha em relação ao recurso indexado pelo usuário. Além disso, observou-se aspectos quanto à localização geográfica e a representação do conteúdo no título do anúncio.
Conclusões: Foi possível identificar a indexação social no uso das tags no SRSO Facebook Marketplace quando se trata de frutas amazônicas, pois as tags são constituídas de valor semântico e não apenas fragmentos textuais descontextualizados: possuem aspectos intrínsecos que depende do usuário ou dos grupos de usuários, a qual utilizam com a finalidade de atribuir uma interpretação que pode variar diante do contexto.
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