Mídias sociais e gestão da informação para o processo de engajamento social nas organizações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n3p526

Palavras-chave:

Engajamento, Gestão da informação, Mídia social, Organizações, Redes sociais, Tecnología mídiática

Resumo

Objetivo: O uso de tecnologias de informação e comunicação de mídia oferece elementos importantes para o desenvolvimento organizacional. O objetivo do artigo é refletir a contribuição das tecnologias de mídia para o envolvimento do cliente nas organizações.
Metodologia: A metodologia consiste em uma revisão sistemática da literatura em bases de dados internacionais. A pesquisa é qualitativa e descritiva.
Resultados: Os dados demonstraram relevância no estudo do tema, contribuindo para o desenvolvimento e a competitividade. Foi possível construir um arcabouço conceitual com as dimensões dos indicadores a partir da inter-relação da gestão da informação e mídias sociais aplicáveis nas organizações. O modelo conceitual é um guia capaz de contribuir para a gestão e o engajamento das organizações que utilizam as tecnologias de mídia para o desenvolvimento da empresa.
Conclusões: A revisão sistemática da literatura identificou autores de vários continentes que estudam o tema abordado. O uso de tecnologias de mídia exige que as organizações invistam na qualificação e na formação de profissionais. O engajamento social da organização traz mais visibilidade e notoriedade no âmbito das mídias sociais.

Biografia do Autor

Everaldo Henrique dos Santos Barbosa, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP

Cássia Regina Bassan de Moraes, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP

Referências

ALMEIDA, C. C.; VALENTIM, M. L. P.; CONTANI, M. L. Gestão estratégica da informação: semiótica aplicada ao processo de tomada de decisão. Datagrama Zero, Rio de Janeiro, v.6, n.3, jun. 2005. Available at: http://www.dgz.org.br/jun05/Art_03.htm. Accessed on: 28 jul. 2020.

ARAÚJO, C. A. A. O conceito de informação na Ciência da Informação. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 20, n. 3, p. 95-105, set./dez. 2010. Available at: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/14353. Accessed on: 01 may 2019.

BEUREN, I. M. Gerenciamento da informação: um recurso estratégico no processo de gestão empresarial. São Paulo: Atlas, 2007.

BORDELEAU, F. E.; MOSCONI, E.; SANTA-EULÁLIA, L. A. Business Intelligence in Industry 4.0: State of the art and research opportunities. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON SYSTEM SCIENCES, 51., 2018, Hawaii. Proceedings […]. Hawaii: HICSS, 2018. p. 3944-3953.

BUENO, A. S. C. Uso da Web na ampliação da Transparência Pública: análise de Conselhos de Alimentação Escolar de municípios paulistas. 2013. Dissertation (Master in Information Science) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2013.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 6. ed. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2012.

CORREA, F.; ZIVIANI, F.; CHINELATO, F. B. Gestão do conhecimento: uma análise metabibliométrica. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 12, n. 1, p. 204–217, 2017. Available at: https://bit.ly/2NgpGdz. Accessed on: 06 may. 2021.

FUGAZZA, G. Q.; SALDANHA, G. S. Privacidade, ética e informação: uma reflexão filosófica sobre os dilemas no contexto das redes sociais. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; v. 22, n. 50, set./2017. Available at: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/39503. Accessed on: 05 jan. 2021.

HOFFMAN, W. A. M. Gestão do conhecimento desafios de aprender. São Carlos: Compacta, 2009.

KAPLAN, A. M.; HAENLEIN, M. Users of the world, unite! The challenges and opportunities of Social Media. Business Horizons, [S. l.], v. 53, p. 59-68, 2010.

KHAN, G. F. Seven Layers of social media analytics: Mining Business Insights from Social Media Text, Actions, Networks, Hyperlinks, Apps, Search Engine, and Location. Lexington: CreateSpace Independent Publishing Platform 2015.

LAUDON, K.; LAUDON, J. P. Sistemas de Informação gerenciais. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

LAWSON, B.; PETERSON, K. J.; COUSINS, P. D.; HANDFIELD, R. B. Knowledge sharing in interorganizational product development teams: the effect of formal and informal socialization mechanisms. Journal of Product Innovation Management, [S. l.], v. 26, n. 2, p.156- 172, 2009.

LORENTZEN, A. Knowledge networks in local and global space. Entrepreneurship and Regional Development, [S. l.], v. 20, n. 6, p. 533-545, 2008.

PARISER, E. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

PERREAULT, M. C.; MOSCONI, E. P. Social Media Engagement: Content Strategy and Metrics Research Opportunities. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON SYSTEM SCIENCES, 51., 2018, Hawaii. Proceedings […]. Hawaii: HICSS, 2018. p. 3568-3577. Available at: https://www.researchgate.net/publication/322239820_Social_Media_Engageme nt_Content_Strategy_and_Metrics_Research_Opportunities. Accessed on: 05 jan. 2021.

PERREAULT, M. C. L’engagement des consommateurs envers une marque via les médias sociaux. 2017. (École de Gestion) – Université de Sherbrook, Canada, 2017. Available at: https://savoirs.usherbrooke.ca/bitstream/handle/11143/11598/Perreault_Marie_ Catherine_MSc_2017.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Accessed on: 02 oct. 2020.

PHELPS, C.; HEIDL, R.; WADHWA, A. Knowledge, Networks, and Knowledge Networks: A Review and Research Agenda. Journal of Management, [S. l.], v. 38, n. 4, 2012.

RECUERO, R. BASTOS, M.; ZAGO, G. Análise de redes para mídia social. Porto Alegre: Sulina, 2015.

RÉGIS, J. F. V.; CAMPOS, A. C. C. F. The technological paradigm and the informational revolution: information society elementals. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATIONS SYSTEMS AND TECHNOLOGY MANAGEMENT, 6., 2009, São Paulo. Anais […]. São Paulo: USP, 2009. p. 2884-2901.

SALAÜN, J. M; ARSENAULT, C. Introduction aux sciences de l'information. Montreal: Université de Montréal, 2009. Available at: https://papyrus.bib.umontreal.ca/xmlui/bitstream/handle/1866/2934/Salaun-JM-Arsenault-Cl-Sciences-de-linformation-IntroIndexTdM.pdf;jsessionid=5906D9D5F2D5F2E42ED7941C4D02DC70?sequence=3. Accessed on: 12 jul. 2020.

SANTOS, A. Tecnologias de Informação e Comunicação. Anuário da Produção Acadêmica Docente, Valinhos, v. 5, n. 12, 2011.

SANTOS, J. C. S. Gestão da Informação em Ambiente Web: aplicação da inteligência competitiva para o setor industrial de confecções da região de Londrina/PR. 2009. Dissertation (master’s in information science) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2009.

SARDELARI. Í. M. T. Gestão da informação e do relacionamento com o cliente no contexto do Facebook: o caso de uma instituição financeira. 2017. Dissertation (master’s in information science) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2017. Available at: https://www.marilia.unesp.br/Home/PosGraduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/ sardelari_imr_me.pdf. Accessed on: 30 Aug. 2020.

TARAPANOFF, K. Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: UnB, 2001. p.344.

TRANFIELD, D.; D. DENYER; SMART, P. Towards a Methodology for Developing Evidence-Informed Management Knowledge by Means of Systematic Review, British Journal of Management, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 207- 222, 2003.

VALENTIM, M. L. P. Gestão da informação e do conhecimento no âmbito da ciência da informação. São Paulo: Polis; Academic Culture, 2008. p.272.

Downloads

Publicado

2021-10-30

Como Citar

Barbosa, E. H. dos S., & Moraes, C. R. B. de. (2021). Mídias sociais e gestão da informação para o processo de engajamento social nas organizações. Informação & Informação, 26(3), 526–549. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n3p526

Edição

Seção

Artigos