A transversalidade sob o enfoque da teoria da complexidade: aprendizagem significativa e metodologias ativas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n3p284Palavras-chave:
Aprendizagem significativa, Teoria da complexidade, Metodologias ativas, TransversalidadeResumo
Objetivos: O objetivo da pesquisa visa levantar os principais aspectos da transversalidade para o incentivo da prática de métodos voltados à transversalidade.Metodologia: A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, utilizou-se um estudo bibliográfico que visou identificar na literatura os conceitos sobre a Teoria da Complexidade, Aprendizagem Significativa e Metodologias Ativas, demonstrando os reflexos e resultados dessa transversalidade para a construção de conhecimento.
Resultados: O tema aqui discutido possibilitou levantar concepções que correspondem a problemáticas relevantes, urgentes e atuais no contexto da sociedade contemporânea. Dessa maneira, o incentivo às práticas relacionadas às metodologias ativas em diversas áreas do conhecimento pode gerar transformações significativas para a construção de conhecimento. Nesse intuito, levantou-se os principais aspectos da transversalidade para o incentivo da prática de métodos voltados as metodologias ativas.
Conclusões: O estudo voltado à explanação da transversalidade de métodos voltados a aprendizagem, gerada pela prática de resoluções de problemas de origem sociais, evidencia um fator importante para a sociedade e diversas áreas do conhecimento.
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