Análise de usabilidade nas homepages das instituições de ensino superior de Montes Claros/MG
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n3p651Palavras-chave:
Usabilidade, Avaliação de usabilidade, Checklist de usabilidade, HomepagesResumo
Objetivo: Avaliar a usabilidade das homepages das instituições de ensino superior localizadas na cidade de Montes Claros/MG.Metodologia: A análise foi realizada em nove instituições de ensino superior, abrangendo universidades, centros universitários e faculdades, através de pesquisa exploratória, por meio de checklist de usabilidade geral de homepage, com quarenta e duas questões, cujas respostas eram se atendiam ou não ao quesito analisado.
Resultados: Constatou-se que nenhuma das instituições analisadas atendem a totalidade dos requisitos propostos. A Instituição de Ensino Superior, com 62% de atendimento ao checklist, é a que mais se aproxima das adequações de usabilidade enquanto a que menos se aproxima possui um percentual de 33%.
Conclusões: Constatou-se haver problemas variados de usabilidade como ausência de informações pertinentes à localização, canais de comunicação e utilização de outras línguas, que dificultam a disseminação das informações pertinentes aos ambientes educacionais estudados, demonstrando a possibilidade de melhorias destas organizações nos quesitos analisados.
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