Classificação de jogos eletrônicos como tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n1p141Palavras-chave:
Classificação da Informação, Pessoa com Deficiência Visual, Jogos Eletrônicos, Tecnologia AssistivaResumo
Introdução: classificação da informação pertence a uma das categorias fundamentais da Ciência da Informação. Estudos sobre questões relacionadas à organização da informação são essenciais porque geram reflexões sobre a informação como coisa, um objeto a ser alcançado. Objetivo: propor a classificação de jogos eletrônicos que serve como tecnologia assistiva para a pessoa com deficiência visual, para ampliar a justificativa do uso de jogos como fonte de informação e recurso de apoio à apropriação da informação em contextos de aprendizados. Metodologia: Foi retirada a polissemia em nomes e classes de jogos eletrônicos pesquisados, foram identificados conceitos sobre jogos eletrônicos em pesquisa bibliográfica nos últimos 4 anos. Foi realizada uma diferenciação do jogo desenvolvido para entretenimento e o jogo desenvolvido para ser tecnologia assistiva para pessoa com deficiencia visual. Foi criada uma organização de cada estilo de jogo nos respectivos agrupamentos. Resultados: foi gerada uma classificação de jogos eletrônicos para as pessoas com deficiência visual. Além de apresentar a classificação o artigo chama a atenção para uma discussão social, posto que é um dos papeis da Ciência da Informação. Conclusões: A proposta não pretende criar um rótulo sobre a informação mas facilitar a compreensão de informação formatada para a pessoa com deficiencia visual. Por se tratar de uma linguagem documentária pode ser aproveitada como catálogo de jogos eletrônicos disponíveis ao usuário pessoa com deficiencia visual, fomentar o diálogo sobre a informação que pode ser disponibilizada a partir do uso desses artefatos e servir de instrumento de transformação da sua realidade social.Downloads
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