Prácticas informacionales: elementos constituyentes

Autores/as

  • Janicy Aparecida Pereira Rocha Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO https://orcid.org/0000-0001-9279-8010
  • Tatiane Krempser Gandra Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n2p566

Palabras clave:

Estudios de usuarios, Prácticas informacionales, Abordaje social, Contexto

Resumen

Introdução: A partir de breve referência às abordagens tradicional e alternativa dos estudos de usuários, estas são contrapostas à abordagem social e aos estudos de práticas informacionais. Identifica-se e discute-se, posteriormente, os principais conceitos tradicionalmente abordados nesses estudos, a saber: usuário, contexto, informação, conhecimento e cultura. Objetivo: Apresentar a perspectiva das práticas informacionais, bem como a ressignificação dos referidos conceitos, o que se faz necessário para superar a perspectiva baseada em mecanismos de estímulo-resposta, adotada pelas duas primeiras abordagens, e para torná-los condizentes com essa nova forma de olhar para os fenômenos informacionais. Adicionalmente, apresenta outros conceitos propostos por diferentes autores: sociabilidade, imaginação simbólica, conhecimento autoritativo, autoridade cognitiva, credibilidade, resiliência informacional e posicionamento. Metodologia: Revisão da literatura da subárea usuários da informação buscando identificar: o modo como os conceitos são construídos em cada abordagem e os conceitos emergentes nas pesquisas sobre práticas informacionais. Resultados: Em uma compreensão mais ampla que as abordagens anteriores, as práticas informacionais se referem aos mais diversos modos de interação entre usuário e informação. Ao adotar a reconstrução dos conceitos-chave da subárea, assume-se que cada ação do sujeito é fruto de um duplo movimento entre sua subjetividade e os referenciais sociais. Portanto, é necessário compreender o significado que as ações dos usuários têm para eles mesmos e, também, desvelar a dimensão cultural por trás dessas ações. Conclusão: Para a abordagem de práticas informacionais, conceitos tradicionais da subárea devem ser reconfigurados de modo a se ajustar a visão mais compreensiva dessa perspectiva. Nesse sentido, a discussão de aportes teórico-metodológicos para estudos de práticas informacionais são relevantes para a subárea usuários da informação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Janicy Aparecida Pereira Rocha, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Doctor en Ciencias de la Información por la Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Profesor de la Universidade Federal do Estado de Rio de Janeiro - UNIRIO.

Tatiane Krempser Gandra, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doctor en Ciencias de la Información por la Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Citas

ARAÚJO, C. A. A. Paradigma social nos estudos de usuários da informação: uma abordagem interacionista. Informação e Sociedade, João Pessoa, v. 22, n. 1, p. 145-159, 2012. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/9896/0. Acesso: 17 fev. 2017.

ARAÚJO, C. A. A. O sujeito informacional no cruzamento da Ciência da Informação com as Ciências Sociais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 14, 2013, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: ENANCIB, 2013. Disponível em: http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xivenancib/paper/viewFile/4181/3304. Acesso: 23 fev. 2017.

ARAÚJO, C. A. A. Imaginação e sociabilidade: novos conceitos para o estudo de usuários da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 16, 2015, João Pessoa. Anais eletrônicos... João Pessoa: ENANCIB, 2015. Disponível em: http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/view/2981/1045. Acesso em: 10 fev. 2017.

BARRETO, A. A. A questão da informação. Revista São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 8, n. 4, 1994. Disponível em: http://aldoibct.bighost.com.br/quest/quest2.pdf. Acesso em: 16 fev. 2017.

CAPURRO, R. Epistemologia y Ciencia de Ia Informacion. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5, 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ECI/UFMG, 2003.

CORRÊA, E. C. D. Usuário, não! Interagente: proposta de um novo termo para um novo tempo. Encontros Bibli: revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 19, n. 41, p. 23-40, 2014.

COURTRIGHT, C. Context in information behavior research. Annual Review of Information Science and Technology, Malden, v. 41, n. 1, p. 273-306, 2007.

DERVIN, B. Given a context by any other name: methodological tools for taming the unruly beast. In: VAKKARI, P.; SAVOLAINEN, R.; DERVIN, B. (ed.). Proceedings of an International Conference on Research in Information Needs, Seeking and use in Diferent Contexts, London: Taylor Graham. 1997. p. 13-38.

DIAS, M. M. K.; PIRES, D. Usos e usuários da informação. São Paulo: EdUFSCar, 2004.

DOURISH, P. What we talk about when we talk about context. Personal and Ubiquitous Computing, London, v. 8, p. 19-30, 2004. Disponível em: http://www.dourish.com/publications/2004/PUC2004-context.pdf. Acesso em: 22 fev. 2017.

DURAND, G. A imaginação simbólica. Lisboa: Edições 70, 1993.

FERNÁNDEZ MOLINA, J. C.; MOYA-ANEGÓN, F. Perspectivas epistemológicas "humanas" en la documentación. Revista Española de Documentación Científica, v. 25, n. 3, p. 241-253, jul./set. 2002.

FRANÇA, V. R. V. Sociabilidade: implicações do conceito no estudo da comunicação. In: FAUSTO NETO, A.; PORTO, S.; BRAGA, J. L. (org.). A encenação dos sentidos: mídia, cultura e política. Rio de Janeiro: Diadorim, 1995. p. 55-66.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 45. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007. 213 p.

GADAMER, H. The enigma of health: the art of healing in a scientific age. California: Stanford University Press, 1996. 192p.

GANDRA, T. K.; ARAÚJO, C. A. A. Práticas informacionais dos visitantes do Museu Itinerante Ponto UFMG. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 3, set./dez. 2016. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/64326. Acesso em: 12 fev. 2017.

GANDRA, T. K. Práticas informacionais dos visitantes do Museu Itinerante Ponto UFMG. 2017. 190 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2014.

GONZÁLEZ TERUEL, A. Los estudios de necessidades y usos de la información: fundamentos y perspectivas actuales. Espanã: Ediciones Trea, 2005.

HJØRLAND, B. Library and information science: practice, theory, and philosophical basis. Information Processing and Management, New York, v. 36, p. 501-531, 2000.

JORDAN, B. Authoritative knowledge and its construction. In: DAVIS-FLOYD, R. E.; SARGENT, C. F. (ed.). Childbirth and authoritative knowledge: crosscultural perspectives. Berkeley, California: University of California Press, 1997. p. 55-79.

LLOYD, A. Building information resilience: how do resettling refugees connect with health information in regional landscapes - implications for health literacy. Australian Academic & Research Libraries, Londres, v. 45, n. 1, p. 48-66, 2014.

LLOYD, A. Researching fractured (information) landscapes: Implications for library and information science researchers undertaking research with refugees and forced migration studies. Journal of Documentation, Bingley, v. 73, n. 1, p. 35-47, 2016.

LUNARDELLI, R. S. A. Usuários ou clientes de bibliotecas? Uma reflexão do ponto de vista da lexicologia. SIGNUM: Estudos da Linguagem, Londrina, v. 2, n. 7, p. 91-99, 2004. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3914/3142. Acesso em: 10 fev. 2017.

MARTELETO, R. M. Cultura da modernidade: discursos e práticas informacionais. Revista da Escola Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 23, n. 2, p.115-137, jul./dez. 1994.

MCKENZIE, P. J. A model of information practices in accounts of everyday-life information seeking. Journal of Documentation, Bingley, v. 59, n. 1, p. 19-40, 2003.

MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/. Acesso em: 22 fev. 2017.

OLIPHANT, T. The information practices of people living with depression: constructing credibility and authority. 2010. 208 f. Thesis (Graduate Programme in Library and Information Science) - The University of Western Ontario, London, Ontario, Canada, 2010. Disponível em: http://ir.lib.uwo.ca/cgi/viewcontent.cgi?article=1049&context=etd. Acesso em: 12 mar. 2017.

ØROM, A. Information Science, historical changes and social aspects: a Nordic outlook. Journal of Documentation, Bingley, v. 56, n. 1, p. 12-26, 2000.

PIAGET, J. Biologia e conhecimento. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

RENDÓN ROJAS, M. A. Hacia un nuevo paradigma en Bibliotecologia. Transinformação, Campinas, v. 8, n. 3, p. 17-31, set./dez. 1996.

RENDÓN ROJAS, M. A. Relación entre los conceptos: información, conocimiento y valor. Semejanzas y diferencias. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, n. 2, p. 52-61, maio/ago. 2005. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1090/1198. Acesso em: 26 fev. 2017.

ROCHA, J. A. P. A produção do conhecimento como Cognição Distribuída: práticas informacionais no fazer científico. 2018. 210 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo horizonte, 2018.

ROBREDO, J. Da Ciência da Informação revisitada aos sistemas humanos de informação. Brasília: Thesaurus; SSRR Informações, 2003.

SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996.

SARACEVIC, T. Information science. Journal of the American Society for Information Science, Chapel Hall, v. 50, n. 12, p. 1051-1063, 1999.

SAVOLAINEN, R. Spatial factors as contextual qualifiers of information seeking. Information Research, Lund, v. 11, n. 4, 2006. Disponível em: http://InformationR.net/ir/11-4/paper261.html. Acesso em: 14 fev. 2017.

SAVOLAINEN, R. Information behavior and information practice: reviewing the "umbrella concepts" of information-seeking studies. Library Quarterly, Chicago, v. 77, n. 2, p. 109-132, 2007.

TABAK, E. Jumping between context and users: a difficulty in tracing information practices. Journal of the Association for Information Science and Technology, Chapel Hall, n. 65, v. 11, p. 2223-2232, 2014.

TALJA, S. Constituting "information" and "user" as research objects: a theory of knowledge formations as an alternative to the information man-theory. In: VAKKARI, P.; SAVOLAINEN, R.; DERVIN, B. (ed.). Information seeking in context. Londres: Taylor Graham, 1996, p. 67-80.

TALJA, S. The Domain Analytic Approach to Scholar's Information Practices. In: FISHER, K. E.; ERDELEZ, S.; MCKECHNIE, L. E. F. (ed.). Theories of information behavior. Information Today: Medford, New Jersey, 2005. p. 123-127.

TALJA, S.; KESO, H.; PIETILÄINEN, T. The production of "context" in information seeking research: a meta theoretical view. Information Processing & Management, Amesterdã, v. 35, n. 6, p. 751-763, 1999.

TALJA, S.; NYCE, J. M. The problem with problematic situations: differences between practices, tasks and situations as units of analysis. Library & Information Science Research, Amesterdã, v. 37, n. 1, p. 61-67, 2015.

TALJA, S.; TUOMINEN, K.; SAVOLAINEN, R. "Isms" in information science: constructivism, collectivism and constructionism. Journal of Documentation, Bingley, v. 61, p. 79-101, 2005.

TUOMINEN, K.; SAVOLAINEN, R. A social constructionist approach to the study of information use as a discursive action. In: VAKKARI, P.; SAVOLAINEN, R.; DERVIN, B. (ed.). Information seeking in context. Londres: Taylor Graham, 1996. p. 81-96.

VAKKARI, P., SAVOLAINEN, R., DERVIN, Br. (ed.). Proceedings of an International Conference on Research in Information Needs, Seeking and Use in Different Contexts. London: Taylor Graham. 1997.

VERGUEIRO, W. Qualidade em serviços de informação. São Paulo: Arte e Ciência, 2002.

WHITE, L. A.; DILLINGHAM, B. O conceito de cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 2009.

WILSON, P. Second-hand knowledge: an inquiry into cognitive authority. Westport, CT: Greenwood Press, 1983. 211p.

Publicado

2018-09-06

Cómo citar

Rocha, J. A. P., & Gandra, T. K. (2018). Prácticas informacionales: elementos constituyentes. Informação & Informação, 23(2), 566–595. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n2p566

Número

Sección

Artigos