Fuentes de información especializadas en marcas: una mirada biblioteconómica

Authors

  • Mylena Cristhina Araujo de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Nysia Oliveira de Sá Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ https://orcid.org/0000-0001-9186-5920
  • Evanildo Vieira dos Santos Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p391

Keywords:

Brands, Industrial property, Information sources, Dublin core, Metadata

Abstract

Introducción: Disponibilidad y organización de la información de las bases de datos de marcas del Instituto Nacional de propriedade industrial (INPI) son singular, em comparación com las fuentes de información tradicionalmente conocidas, em el esquema de metadatos Dublin Core.
Objetivo: Observar si los campos de las bases de datos de marcas electrónicas del INPI son adecuados para la descripción de la marca. Metodología: Con un enfoque cualitativo, la técnica utilizada fue el análisis comparativo de los elementos estándar de Dublin Core y los campos y subcampos del Sistema de Marcas INPI.
Resultados: Las descripciones de datos de marcas especializadas no cumplen con los estándares recomendados para describir objetos digitales.
Conclusiones: La adaptación del Sistema de etiquetas al esquema de metadatos Dublin Core es factible, siempre que tenga en cuenta las necesidades de los usuarios y la formación de bibliotecarios en Propiedad Industrial, lo que permite crear condiciones para facilitar la búsqueda y recuperación de información.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mylena Cristhina Araujo de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Master's student in Information Science at the Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Nysia Oliveira de Sá, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

PhD in Public Policy and Human Development from Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Evanildo Vieira dos Santos, Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI

PhD in Intellectual Property and Innovation from the Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI

References

ALBRECHT, R. F.; OHIRA, M. L. B. Base de dados: metodologia para seleção e coleta de documentos. ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 5, n. 5, p. 131-144, 2000. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/347/411. Acesso em: 18 mar. 2019.

BARBOSA, D. B. Uma introdução à propriedade intelectual. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2003. Disponível em: http://www.denisbarbosa.addr.com/arquivos/livros/umaintro2.pdf. Acesso em: 09 mar. 2019.

BRASIL. Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996. Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial, Brasília, DF, 15 maio. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9279.htm. Acesso em: 01 nov. 2019.

CAMPELLO, Bernadete S.; CENDÓN, Beatriz V.; KREMER, Jeanette M. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=GbPc-E5WQHAC&oi=fnd&pg=PA21&dq=usu%C3%A1rios+de+fontes+de+informa%C3%A7%C3%A3o&ots=oyttcRiCkX&sig=WSyFMylZMmI32ac8c1S4LGxyIWE#v=onepage&q=usu%C3%A1rios%20de%20fontes%20de%20informa%C3%A7%C3%A3o&f=false. Acesso em: 06 mar. 2019.

CUNHA, M. B. Metodologias para estudo dos usuários de informação científica e tecnológica. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, DF, v. 10, n. 2, p. 5-19, 1982. Disponível em: https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/30984118/CUNHA_1982.pdf?response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DMetodologias_para_estudo_dos_usuarios_de.pdf&X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Credential=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A%2F20191110%2Fus-east-1%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-Date=20191110T153115Z&X-Amz-Expires=3600&X-Amz-SignedHeaders=host&X-Amz-Signature=b04d2baba42eefc9697eae1a7a31392322c61b2ada697eae8bc1b5e75c45322a. Acesso em: 10 nov. 2019

CUNHA, M. B. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2001. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/15121/3/LIVRO_ParaSaberMais.pdf. Acesso em: 07 mar. 2019.

DCMI. Dublin core metadata elemento set. Disponível em: http://www.dublincore.org/specifications/dublin-core/dces/. Acesso em: 22 maio 2019.

GILLILAND, A. J. Setting the Stage. In: BACA, M. Introduction to Metadata. 3. ed. Los Angeles: Getty Research Institute, 2016. Cap. 5. p. 8-25. Disponível em: http://www.getty.edu/publications/intrometadata/setting-the-stage/. Acesso em: 22 maio 2019.

GRACIO, J. C. A. Metadados para a descrição de recursos da Internet: o padrão Dublin Core, aplicações e a questão da interoperabilidade. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2002. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/gracio_jca_dr_mar.pdf. Acesso em: 22 maio 2019.

INPI. Classificação de produtos e serviços. Disponível em: http://www.inpi.gov.br/menu-servicos/marcas/classificacao. Acesso em: 07 jan. 2020.

INPI. Introdução à Propriedade Intelectual. In: Curso geral da Propriedade Intelectual, 2., 2016, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: INPI, 2016. p 1-14.

INPI. Marcas. In: Curso geral de Propriedade Intelectual, 4.,2016, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: INPI, 2016. p. 1-22.

INPI. Galera Record. Disponível em: https://gru.inpi.gov.br/pePI/servlet/MarcasServletController?Action=detail&CodPedido=2893600. Acesso em: 16 nov. 2019.

INPI. Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Disponível em: http://www.inpi.gov.br/sobre/estrutura. Acesso em: 10 nov. 2019.

INPI. Manual de marcas. Disponível em: http://manualdemarcas.inpi.gov.br/projects/manual/wiki/02_O_que_%C3%A9_marca#24-Princ%C3%ADpios-legais. Acesso em: 02 mar. 2019.

INPI. Rocco. Disponível em: https://gru.inpi.gov.br/pePI/servlet/MarcasServletController?Action=detail&CodPedido=1117918. Acesso em: 16 nov.2019.

LIESEN, M. Communicatio: communio: koinonia. Questões Transversais: revista de epistemologias da comunicação, São Leopoldo, v. 2, n. 4, p. 89-97, jul./dez. 2014. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/9624. Acesso em: 19 jun. 2019.

MORIGI, V. J.; BONOTTO, M. E. K. K. A narrativa musical, memória e fonte de informação afetiva. Em Questão, Porto Alegre, v. 10, n.1, p.143-161, jan./jun. 2004. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/88/47. Acesso em: 06 mar. 2019.

NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Organização Mundial da Propriedade Intelectual. Disponível em: https://nacoesunidas.org/agencia/ompi/. Acesso em: 09 mar. 2019.

PINHO, J. B. O poder das marcas. 3.ed. São Paulo: Summus Editorial, 1996. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=xg5xXtXBrBsC&oi=fnd&pg=PA11&dq=o+registro+das+marcas&ots=kplw4a5Z5S&sig=Tc8yxEV_luFAzFOVIP4M_Y5w_sM#v=onepage&q=o%20registro%20das%20marcas&f=false. Acesso em: 07 mar. 2019.

REITZ, J. M. ODLIS: Online Dictionary of Library and Information Science. Danbury: CSU, 2001. Disponível em: http://vlado.fmf.uni-lj.si/pub/networks/data/dic/odlis/odlis.pdf. Acesso em: 06 mar. 2019.

SOUZA, M. I. F.; VENDRUSCULO, L. G.; MELO, G. C. Metadados para a descrição de recursos de informação eletrônica: utilização do padrão Dublin Core. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 29, n. 1, p. 93-102, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-19652000000100010&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 20 jun. 2019.

TORQUATO, G. Cultura, poder, comunicação e imagem: fundamentos da nova empresa. 1. ed. São Paulo: Pioneira, 1991.

VALLEGROS, P. L. Valor da marca: como agregar valor à marca na indústria farmacêutica, Rio de Janeiro/RJ. 2011. Dissertação (Especialização de Gestão Estratégica de Vendas e Negociação) – Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/B002138.pdf.Acesso em: 04 abr. 2019.

VÁSQUEZ, R. P. Identidade de marca, gestão e comunicação. Organicom, São Paulo, ano 4, n. 7, p. 201-211, 2007. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138952. Acesso em: 03 mar. 2019.

Published

2021-03-31

How to Cite

Oliveira, M. C. A. de, Sá, N. O. de, & Santos, E. V. dos. (2021). Fuentes de información especializadas en marcas: una mirada biblioteconómica. Informação & Informação, 26(1), 391–414. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p391

Issue

Section

Artigos