Competência crítica em informação no contexto das bibliotecas multiníveis da educação profissional e tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2025v30n2p269

Palavras-chave:

Competência em informação, Bibliotecas multiníveis, Instituto Federal de Educação, Competência crítica em informação, Educação profissional e tecnológica

Resumo

Objetivo: Analisar as discussões da literatura científica sobre competência crítica em informação e bibliotecas multiníveis da Educação Profissional e Tecnológica.
Metodologia: A pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa ocorreu em três etapas recursivas: busca, análise e discussão e resultou em revisão narrativa de literatura.
Resultados: A análise qualitativa dos dados possibilitou a formulação de quatro categorias de análise: (1) Educação profissional e tecnológica; (2) Práticas educativas em bibliotecas e competência em informação; (3) Competência crítica em informação e pedagogia crítica; e (4) Bibliotecas multiníveis da educação profissional e tecnológica e práticas de competência em informação.
Conclusões: Conclui-se que a aplicação do conceito de competência crítica em informação à realidade das bibliotecas multiníveis da Educação Profissional e Tecnológica deve considerar a compreensão do trabalho em seu duplo sentido, ontológico e mercadológico, e levar em conta a importância da conservação das bibliotecas enquanto lugar de memória da comunidade. Infere-se ainda que as bibliotecas multiníveis são um espaço fértil para desenvolvimento de competência crítica em informação.

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Biografia do Autor

Rafael Costa Guimarães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)undefined

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). Oficial do Quadro Complementar (Especialidade Biblioteconomia) do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), Brasília, Brasil.

Juliana Rocha de Faria Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB,undefined

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), Brasília, Brasil.
   

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Publicado

2025-08-15

Como Citar

Guimarães, R. C., & Silva, J. R. de F. (2025). Competência crítica em informação no contexto das bibliotecas multiníveis da educação profissional e tecnológica. Informação & Informação, 30(2), 269–294. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2025v30n2p269

Dados de financiamento