Competências em informação em biblioteca multinível de região interiorana do Estado da Paraíba, PB, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2019v8n2p1Palavras-chave:
Competência em Informação, Educação de Usuários, Biblioteca Multinível, Biblioteca Acadêmica, Biblioteca EscolarResumo
Itrodução: As competências em informação (information literacy) são assunto recorrente na literatura de Biblioteconomia e Ciência da Informação, seja em abordagens teóricas sobre o fenômeno informacional na contemporaneidade, seja em relatos empíricos acerca da busca e uso da informação em Unidades de Informação. Em âmbito de implementação, a promoção de competências em informação ocorre em ações educacionais formalizadas, institucionalizadas, as quais reforçam e ampliam a tradicional educação de usuários de bibliotecas. Esta realidade, todavia, ainda não caracteriza a maior parte do ambiente informacional brasileiro, principalmente o escolar e acadêmico – multinível, escrutinado nesta pesquisa.
Objetivo: Analisa o cenário de práticas orientadas por competências em informação em biblioteca multinível brasileira.
Metodologia: Realiza pesquisa participante, alicerçada por conjunto de métodos para a descrição de práticas de informação, a saber: tour guiado em ambientes de informação, entrevista semiestruturada, pesquisa visual, e método de interpretação de sentidos.
Resultados: Constata – em mais uma realidade de biblioteca brasileira multinível e localizada interiorana do nordeste brasileiro – um longo caminho a ser seguido pela biblioteca sob estudo na busca de capacitação em competências em informação; carece-se de fomento das habilidades mais básicas sobre o uso da biblioteca. De modo a supri-las, propõe uma política formal de competências em informação, alicerçada inicialmente pela indicação de dois cursos.
Conclusões: A realização desta pesquisa oportunizou o aprofundamento e sistematização do contexto biblioteconômico local e, consequentemente, a proposição de política de melhoramento por meio de treinamentos com base em situações-problemas reais decorrentes da vida escolar e acadêmica dos usuários, de modo a torná-los competentes em informação.
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