Avaliação do repositório institucional da Universidade Estadual Paulista

direcionamento para uma smart community com enfoque na acessibilidade de pessoas com deficiência visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n3p55

Palavras-chave:

Smart Communities, Acessibilidade informacional, Repositórios institucionais, Pessoas com deficiência – acesso à informação

Resumo

Objetivo: O objetivo principal do estudo foi analisar as medidas de acessibilidade presentes em um repositório institucional, tendo sido selecionado o Repositório Institucional (RI) da Universidade Estadual Paulista (UNESP) como universo de estudo.
Metodologia: Para isso, recorreu-se à aplicação de um estudo de caso, utilizando como fontes de evidência: a avaliação de acessibilidade presente no repositório em questão, a análise documental de diretrizes nacionais no âmbito digital voltadas para acessibilidade e a revisão literária das temáticas abordadas, com enfoque no direcionamento do constructo de uma comunidade acadêmica respaldada nos princípios de uma Smart Community.
Resultados: A partir da investigação, foi possível reconhecer os processos que, intencionalmente ou não, fomentam o distanciamento entre repositórios institucionais e as comunidades de pessoas com deficiência visual, como a presença ínfima de elementos acessíveis (serviços, tecnologias e materiais) no repositório.
Conclusões: Conclui-se que as comunidades inteligentes e seus elementos constituintes — pessoas, organizações e tecnologias — podem minimizar os efeitos excludentes presentes nos diversos âmbitos sociais, como o acadêmico.

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Biografia do Autor

Igor Mendes da Silva, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Marília, Brasil.

Lizandra de Souza Santos Alves, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). (UNESP), Marília, Brasil.

Cristiane Luiza Salazar Garcia, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Brasil.

Oswaldo Francisco de Almeida Júnior, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Marília, Brasil.

Paula Regina Dal'Evedove, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos, Brasil.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Silva, I. M. da, Alves, L. de S. S., Garcia, C. L. S., Almeida Júnior, O. F. de, & Dal’Evedove, P. R. (2024). Avaliação do repositório institucional da Universidade Estadual Paulista: direcionamento para uma smart community com enfoque na acessibilidade de pessoas com deficiência visual. Informação & Informação, 29(3), 55–84. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n3p55