Avaliação do repositório institucional da Universidade Estadual Paulista
direcionamento para uma smart community com enfoque na acessibilidade de pessoas com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n3p55Palavras-chave:
Smart Communities, Acessibilidade informacional, Repositórios institucionais, Pessoas com deficiência – acesso à informaçãoResumo
Objetivo: O objetivo principal do estudo foi analisar as medidas de acessibilidade presentes em um repositório institucional, tendo sido selecionado o Repositório Institucional (RI) da Universidade Estadual Paulista (UNESP) como universo de estudo.
Metodologia: Para isso, recorreu-se à aplicação de um estudo de caso, utilizando como fontes de evidência: a avaliação de acessibilidade presente no repositório em questão, a análise documental de diretrizes nacionais no âmbito digital voltadas para acessibilidade e a revisão literária das temáticas abordadas, com enfoque no direcionamento do constructo de uma comunidade acadêmica respaldada nos princípios de uma Smart Community.
Resultados: A partir da investigação, foi possível reconhecer os processos que, intencionalmente ou não, fomentam o distanciamento entre repositórios institucionais e as comunidades de pessoas com deficiência visual, como a presença ínfima de elementos acessíveis (serviços, tecnologias e materiais) no repositório.
Conclusões: Conclui-se que as comunidades inteligentes e seus elementos constituintes — pessoas, organizações e tecnologias — podem minimizar os efeitos excludentes presentes nos diversos âmbitos sociais, como o acadêmico.
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