Ampliando o campo teórico-sintético da Museologia

considerações teóricas da Museologia LGBTQIA+ para ancoragem epistêmica da Museologia Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n4p382

Palavras-chave:

Museologia Social, Museologia LGBTQIA+, Epistemologia, Hermenêutica

Resumo

Objetivo: Delimitou e discutiu três dimensões epistêmicas a partir dos estudos da Museologia LGBTQIA+, como propostas de fundamentação epistêmica da Museologia Social.
Metodologia: A pesquisa adotou a abordagem qualitativa; a hermenêutica, como método; apoiou-se teoricamente nos estudos da Museologia Social e a orientação epistêmica adotada foi a Interdisciplinaridade Linear.
Resultados: Conclui-se que as dimensões ‘Indenidades e memórias’, ‘Reparação e justiça social’ e ‘Riscos e Proteção do futuro’ compreende a essência que compõe a noção de social. Elas podem ser apontadas no âmbito da Museologia Social como ancoragens epistêmicas no alargamento da fase teórico-sintético para a compreensão das comunidades sub representadas.
Conclusões: As dimensões sistematizam a compressão e a minimização das lógicas do preconceito e da discriminação que toda comunidade sub representada experimenta acerca de seu legado no tempo e espaço.

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Biografia do Autor

Sérgio Rodrigues de Santana, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Brasil.

Josemar Henrique de Melo, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Documentação pela Universidade do Porto (U.Porto), Portugal, com reconhecimento em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), João Pessoa, Brasil.

Eliane Epifane Martins , Instituto de Educação Estadual do Pará

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente do Curso Técnico em Biblioteconomia do Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP). Bibliotecária da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (CODEM). Belém, Brasil.

Lília Mara de Menezes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestra em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Docente no Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Governador Dix-Sept Rosado (PMGDR), Governador Dix-Sept Rosado, Brasil.

Ana Cleide Patrício de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Brasil.

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Publicado

2024-09-28

Como Citar

Santana, S. R. de, Melo, J. H. de, Martins , E. E., Menezes, L. M. de, & Souza, A. C. P. de. (2024). Ampliando o campo teórico-sintético da Museologia: considerações teóricas da Museologia LGBTQIA+ para ancoragem epistêmica da Museologia Social. Informação & Informação, 28(4), 382–408. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n4p382