Mediação, presente
arquivistas como mediadores da leitura
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n4p354Palavras-chave:
Leitura, Mediação da leitura, Arquivista-atuação, Leitor-arquivoResumo
Objetivo: Analisar como os arquivistas vêm realizando as atividades de mediação da leitura e quais os documentos utilizados nessas práticas.
Metodologia: A pesquisa configura-se como exploratória, quanto ao procedimento, o método utilizado é o levantamento de campo. Os dados foram coletados através de um questionário online e analisados com base na abordagem quantitativa e qualitativa.
Resultados: Os dados levantados conduzem a percepção de que os arquivistas são mediadores da leitura e atua no apoio direto e indireto, na formação dos sujeitos leitores, e em suas atividades mediadoras utilizam documentos de arquivo, com destaque para os documentos textuais e iconográficos.
Conclusões: constatou-se que as atividades de mediação da leitura são essenciais para uma atuação proativa do arquivista e que essas atividades mediadoras podem contribuir para a interpretação crítica e formação dos sujeitos leitores, conduzindo-os para uma reflexão que apoie a conscientização de suas ações, com base na busca, acesso e apropriação da informação.
Downloads
Referências
ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da Informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, S.; SANTOS NETO, J. A.; SILVA, R. J (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. p. 9-32.
ARQUIVO NACIONAL (BRASIL), Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. Disponível em: https://simagestao.com.br/wpcontent/uploads/2016/01/Dicionario-de-terminologia-arquivistica.pdf. Acesso em: 10 jul. 2022.
BELLOTTO, H. L. O Arquivista na sociedade contemporânea. [S.l.]: [s.n.], [2006]. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Extensao/CEDHUM/texto01.pdf. Acesso em: 25 maio 2022.
BELLOTTO, H. L. Da gênese à função: o documento de arquivo como informação e testemunho. In: FREITAS, L.; MARCONDES, C.; RODRIGUES, A. (org.). Documento: gênese e contextos do uso. Niterói: EduFF, 2010. p. 161-174.
BORTOLIN, S. Mediação oral da literatura: a voz dos bibliotecários lendo ou narrando. Orientador: Oswaldo Francisco Almeida Júnior. 2010. 234 p. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2010. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/103349/bortolin_s_dr_mar.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 01 ago. 2022.
BRANDÃO, G. S. A mediação da informação no contexto da arquivologia: atuação do arquivista e competências necessárias. Archeion Online, João Pessoa, v. 10, n. Especial, p. 31-48, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/194405. Acesso em: 08 maio 2022.
CAMPOS, J. F. G. A trama e a urdidura: arquivo, informação, mediação. In: SILVEIRA, F.J.N.; FROTA, M.G. C.; MARQUES, R.M. (org.). Informação, mediação e cultura: teorias, métodos e pesquisas. Belo Horizonte: Letramento: PPGCI, 2022. p. 505-520.
DUCHEIN, M. O papel da arquivologia na sociedade de hoje. Arquivo & Administração, Brasília, v. 6, n. 3, 1978. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/21397. Acesso em: 24 abr. 2022.
FREIRE, P. Primeira carta. In: FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Editora Olho d’Água, 1997. cap.2, p. 19-26.
FUJITA, M. S. L.; RUBI, M. P. Processo de leitura para análise documental: proposição metodológica. In.: FUJITA, M. S. L.; ALVES, R. C. V.; ALMEIDA, C. C. Modelos de leitura documentária para indexação: abordagens teóricas interdisciplinares e aplicações em diferentes tipos de documentos. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020. p. 243-269. ISBN: 978-65-8654-607-1. Disponível em: https://books.scielo.org/id/96v3r/pdf/fujita-9786586546071.pdf. Acesso em: 20 jul. 2024.
GIL, A. C. Delineamento da Pesquisa. In: GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2007. cap. 6, p. 64-74.
LEFFA, V. O conceito de leitura. In: LEFFA, V. Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolinguística. Porto Alegre: Sagra - DC Luzzatto, 1996. cap. 1, p. 9-24.
MARTINS, M. H. O que é leitura. 9. ed. São Paulo: Brasiliense, 1988. E-book (46 p.). Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/30652716/O-que-e-Leitura-Maria-Helena-Martins. Acesso em: 10 jul. 2022.
PINA, P.; SAMPAIO, D. Textos, leitores, literatura(s)...ler, hoje? Revista Augustus, Rio de Janeiro, v. 15, n. 30, p. 58-65, ago. 2010.
SANTOS, V. B. Gênero documental na arquivística: revisitando o conceito. Revista do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, Vitória, v. 2, n. 4, p. 54-66, jul./dez. 2018. Disponível em: https://ape.es.gov.br/Media/ape/PDF/Revista_APEES_numero_4.pdf. Acesso em: 10 jul. 2022.
SILVA, R. J.; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. Mediação: perspectivas conceituais em educação e ciência da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 23, n. 2, p. 71-84, abr./jun. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22559. Acesso em: 20 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/2772
SOUSA, A. C. M.; SANTOS, R. R.; JESUS, I. P. Mediação da cultura, da informação e da leitura para o protagonismo social. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 16, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1333/1226. Acesso em: 01 ago. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gisele Meneses de Paula Almeida Sousa, Raquel do Rosário Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.