Mediação, presente

arquivistas como mediadores da leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n4p354

Palavras-chave:

Leitura, Mediação da leitura, Arquivista-atuação, Leitor-arquivo

Resumo

Objetivo: Analisar como os arquivistas vêm realizando as atividades de mediação da leitura e quais os documentos utilizados nessas práticas.
Metodologia: A pesquisa configura-se como exploratória, quanto ao procedimento, o método utilizado é o levantamento de campo. Os dados foram coletados através de um questionário online e analisados com base na abordagem quantitativa e qualitativa.
Resultados
: Os dados levantados conduzem a percepção de que os arquivistas são mediadores da leitura e atua no apoio direto e indireto, na formação dos sujeitos leitores, e em suas atividades mediadoras utilizam documentos de arquivo, com destaque para os documentos textuais e iconográficos.
Conclusões: constatou-se que as atividades de mediação da leitura são essenciais para uma atuação proativa do arquivista e que essas atividades mediadoras podem contribuir para a interpretação crítica e formação dos sujeitos leitores, conduzindo-os para uma reflexão que apoie a conscientização de suas ações, com base na busca, acesso e apropriação da informação.

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Biografia do Autor

Gisele Meneses de Paula Almeida Sousa, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Brasil.

Raquel do Rosário Santos , Universidade Federal da Bahia

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Brasil.

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Publicado

2024-09-28

Como Citar

Sousa, G. M. de P. A., & Santos , R. do R. (2024). Mediação, presente: arquivistas como mediadores da leitura. Informação & Informação, 28(4), 354–381. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n4p354