Inclusão de pessoas com deficiência na Ciência da Informação

análise da produção científica e intercâmbio de saberes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p682

Palavras-chave:

Produtividade científica, Colaboração científica, Pessoa com deficiência

Resumo

Objetivo: Analisar a produção científica sobre Pessoa com Deficiência na Ciência da Informação, a fim de traçar um panorama dos autores, grupos de pesquisa, e citações recebidas por pesquisadores de outras áreas com o intuito de avaliar o potencial de formação de grupos de pesquisas interdisciplinares que possam melhor qualificar a formação de profissionais para gestão de dispositivos de informação mais inclusivos.
Metodologia:
estudo exploratório realizado em três etapas que incluem a coleta de dados sobre produção científica; análise dos grupos de pesquisa que tratam do tema e estudo de citações recebidas por autores da CI.
Resultados: a preocupação com os direitos das PcD tem sido presente na CI no período analisado, mas associada à necessidade de prover infraestrutura adequada para atendimento à Legislação, porém observa-se ausência da PcD nas pesquisas que tratam do trabalho do profissional de informação. O estudo de citações mostra rede de troca de informações entre diferentes áreas e a CI, especialmente a Educação, com pesquisas sobre educação inclusiva, com discussões sobre estudo de usuários e ergonomia cognitiva, análise do contexto, design, disponibilidade, acessibilidade e usabilidade da informação.
Conclusões: há potencial de ampliar a cooperação científica entre a CI e outras áreas do conhecimento, para melhor qualificação de formação profissional voltada para inclusão social da PcD.

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Biografia do Autor

Asa Fujino, Universidade de São Paulo - USP

Doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de São Paulo (USP).

Mariana Crivelente, Universidade de São Paulo - USP

Doutoranda em Ciência da Informação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

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Publicado

2023-07-15

Como Citar

Fujino, A., & Crivelente, M. (2023). Inclusão de pessoas com deficiência na Ciência da Informação: análise da produção científica e intercâmbio de saberes. Informação & Informação, 27(3), 682–704. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p682