Programas de cooperação acadêmica internacional e pesquisas colaborativas
resultados e tendências
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p535Palavras-chave:
Cooperação acadêmica, Pesquisas colaborativas internacionais, Avaliação de programas de fomento, BibliometriaResumo
Objetivo: Pretende-se responder à questão: os programas de cooperação acadêmica incentivam, efetivamente, as pesquisas colaborativas internacionais?
Metodologia: A fim de aferir o incremento das colaborações internacionais, utilizou-se como proxy coautorias de publicações em periódicos científicos. Aplicou-se, como técnica de avaliação, uma análise de antes e depois. Nesse sentido, efetuou-se um cruzamento dos dados de bases corporativas da Capes (dados abertos sobre os projetos) com dados obtidos a partir da base Scopus (dados sobre coautorias). Foram analisados projetos financiados entre 2015 e 2020 pela Capes. Propõe-se, neste trabalho, o conceito de taxa de incremento médio das colaborações internacionais (TAC-M) como ferramenta conceitual para aferir o efeito que programas de cooperação podem gerar sobre as práticas de pesquisas colaborativas com parceiros no exterior.
Resultados: Verificou-se que houve um incremento nas colaborações entre pesquisadores brasileiros e seus parceiros no exterior da ordem de 31% (TAC-M). Constatou-se, igualmente, que as entidades (instituições, estados, regiões, etc.) menos consolidadas em termos de colaborações internacionais são mais responsivas aos programas de cooperação.
Conclusões: Em termos de desenho de políticas de cooperação, recomenda-se que se diversifiquem os públicos-alvo das políticas e se criem políticas específicas voltadas para instituições e regiões com tradição de parcerias internacionais menos consolidadas.
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