Programas de cooperação acadêmica internacional e pesquisas colaborativas

resultados e tendências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p535

Palavras-chave:

Cooperação acadêmica, Pesquisas colaborativas internacionais, Avaliação de programas de fomento, Bibliometria

Resumo

Objetivo: Pretende-se responder à questão: os programas de cooperação acadêmica incentivam, efetivamente, as pesquisas colaborativas internacionais?
Metodologia: A fim de aferir o incremento das colaborações internacionais, utilizou-se como proxy coautorias de publicações em periódicos científicos. Aplicou-se, como técnica de avaliação, uma análise de antes e depois. Nesse sentido, efetuou-se um cruzamento dos dados de bases corporativas da Capes (dados abertos sobre os projetos) com dados obtidos a partir da base Scopus (dados sobre coautorias). Foram analisados projetos financiados entre 2015 e 2020 pela Capes. Propõe-se, neste trabalho, o conceito de taxa de incremento médio das colaborações internacionais (TAC-M) como ferramenta conceitual para aferir o efeito que programas de cooperação podem gerar sobre as práticas de pesquisas colaborativas com parceiros no exterior.
Resultados: Verificou-se que houve um incremento nas colaborações entre pesquisadores brasileiros e seus parceiros no exterior da ordem de 31% (TAC-M). Constatou-se, igualmente, que as entidades (instituições, estados, regiões, etc.) menos consolidadas em termos de colaborações internacionais são mais responsivas aos programas de cooperação.
Conclusões: Em termos de desenho de políticas de cooperação, recomenda-se que se diversifiquem os públicos-alvo das políticas e se criem políticas específicas voltadas para instituições e regiões com tradição de parcerias internacionais menos consolidadas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Pablo Gabriel Ferreira, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutorando em Ciência, Tecnologia e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, Brasil. Assessor técnico na autarquia federal Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Concepta Margaret McManus Pimentel, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Filosofia pela Universidade de Oxford. Professora titular da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Brasil e membro da Academia Brasileira de Ciências.

Leandro Innocentini Lopes de Faria, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutor em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e em Ciência da Informação e Comunicação pela Aix-Marseille University (AMU). Docente dos Programas de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade e em Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, Brasil.

Referências

BIN, A.; SALLES-FILHO, S.; CAPANEMA, L. M.; COLUGNATI, F. A. B. What difference does it make? Impact of peer-reviewed scholarships on scientific production. Scientometrics, [S. l.], v. 102, n. 2, p. 1167-1188, 2015. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-014-1462-9

BOYACK, K. W.; BÖRNER, K. Indicator-assisted evaluation and funding of research: Visualizing the influence of grants on the number and citation counts of research papers. Journal of the American Society for Information Science and Technology, [S. l.], v. 54, n. 5, p. 447-461, 2003. DOI: https://doi.org/10.1002/asi.10230

BUTLER, L. What happens when funding is linked to publication counts? In: MOED, H.; GLÄNZEL, W.; SCHMOCH, U. (ed.). Handbook of quantitative science and technology research: the use of publication and patent statistics in studies of s&t systems. Dordrecht, Holanda: Springer, 2005. p. 389-406. DOI: https://doi.org/10.1007/1-4020-2755-9_18

CHEN, K.; ZHANG, Y.; FU, X. International research collaboration: An emerging domain of innovation studies? Research Policy, [S. l.], v. 48, n. 1, p. 149-168, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.respol.2018.08.005

DEBACKERE, K.; GLÄNZEL, W.; THIJS, B. Scientometrics shaping science policy and vice versa, the ECOOM case. In: GLÄNZEL, W.; MOED, H. F.; SCHOMOCH, U.; THELWALL, M. (ed.). Springer Handbook of Science and Technology Indicators. Cham, Suíça: Springer, 2019. p. 447-464. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-02511-3_17

DREW, C. H.; PETTIBONE, K. G.; FINCH, F. O. 3rd; GILES, D.; JORDAN P. Automated Research Impact Assessment: a new bibliometrics approach. Scientometrics, [S. l.], v. 106, n. 3, p. 987-1005, 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-015-1828-7

KATZ, J. S.; MARTIN, B. R. What is research collaboration? Research Policy, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 1-18, 1 Mar. 1997. DOI: https://doi.org/10.1016/S0048-7333(96)00917-1

McMANUS, C.; BAETA NEVES, A.A.; OLIVEIRA, C.S.; CASTRO, H.C.O. Postgraduate Internationalisation in Brazil. International Journal of Scientific Research and Management (IJSRM) v.9, n.7, p. 1791-1805, 2021. DOI: https://doi.org/10.18535/ijsrm/v9i07.el02

MEJIA, C.; KAJIKAWA, Y. Using acknowledgement data to characterize funding organizations by the types of research sponsored: the case of robotics research. Scientometrics, [S. l.], v. 114, n. 3, p. 883-904, 2018. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-017-2617-2

MINGERS, J.; LEYDESDORFF, L. A review of theory and practice in scientometrics. European Journal of Operational Research, [S. l.], v. 246, n. 1, p. 1-19, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ejor.2015.04.002

MOED, H. F. Applied Evaluative Informetrics. [S.l.]: Springer, 2017. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-60522-7

NARIN, F. Evaluative bibliometrics: the use of publication and citation analysis in the evaluation of scientific activity. Washington: National Science Foundation, 1976.

RIGBY, J. Systematic grant and funding body acknowledgement data for publications: new dimensions and new controversies for research policy and evaluation. Research Evaluation, [S. l.], v. 20, n. 5, p. 365-375, 2011. DOI: https://doi.org/10.3152/095820211X13164389670392

VAN LEEUWEN, T. N.; VAN DER WURFF, L. J.; VAN RAAN, A. F. J. The use of combined bibliometric methods in research funding policy. Research Evaluation, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 195-201, 2001. DOI: https://doi.org/10.3152/147154401781777015

WAGNER, C. The collaborative era in science: governing the network. Cham, Suíça: Palgrave Macmillan, 2018. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-94986-4

ZHAO, D. Characteristics and impact of grant-funded research: a case study of the library and information science field. Scientometrics, [S. l.], v. 84, n. 2, p. 293-306, 2010. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-010-0191-y

Downloads

Publicado

2023-04-27

Como Citar

Ferreira, P. G., Pimentel, C. M. M., & Faria, L. I. L. de. (2023). Programas de cooperação acadêmica internacional e pesquisas colaborativas: resultados e tendências. Informação & Informação, 27(3), 535–556. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p535