Estágio docente durante a pandemia: uma experiência docente em sistemas de recuperação da informação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n2p544Palavras-chave:
Docência, Estágio Docente, Ensino a Distância, Sistemas de recuperação da informaçãoResumo
Objetivo: esse artigo compartilha experiências de docência no período, os erros e acertos de estratégias de ensino ao longo do regime especial de ensino. A partir de experiências reais, novas ideias e formulações são recomendadas para a disciplina de Sistemas de Recuperação de Informação, bem como similares, ministrada no bacharelado de Biblioteconomia.
Metodologia: foram descritas as etapas de ensino, as ferramentas, os recursos para docência, além de um questionário de percepção respondido por alunos.
Resultados: como resultado, percebeu-se o valor da experiência do ensino à distância para o estágio docente, além da discussão sobre a possibilidade de adoção do formato não presencial para disciplinas do curso, a partir do estudo de caso aqui apresentado.
Conclusões: o estágio docente em formato à distância prepara alunos para um mundo em transformação, em que o papel do professor se altera em meio à adoção das tecnologias contemporâneas. Conclui-se ainda que há espaço para adoção de ensino à distância para disciplinas do curso de Biblioteconomia, conforme mostra o estudo de caso deste artigo.
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