Estágio docente durante a pandemia: uma experiência docente em sistemas de recuperação da informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n2p544

Palavras-chave:

Docência, Estágio Docente, Ensino a Distância, Sistemas de recuperação da informação

Resumo

Objetivo: esse artigo compartilha experiências de docência no período, os erros e acertos de estratégias de ensino ao longo do regime especial de ensino. A partir de experiências reais, novas ideias e formulações são recomendadas para a disciplina de Sistemas de Recuperação de Informação, bem como similares, ministrada no bacharelado de Biblioteconomia.
Metodologia: foram descritas as etapas de ensino, as ferramentas, os recursos para docência, além de um questionário de percepção respondido por alunos.
Resultados: como resultado, percebeu-se o valor da experiência do ensino à distância para o estágio docente, além da discussão sobre a possibilidade de adoção do formato não presencial para disciplinas do curso, a partir do estudo de caso aqui apresentado.
Conclusões: o estágio docente em formato à distância prepara alunos para um mundo em transformação, em que o papel do professor se altera em meio à adoção das tecnologias contemporâneas. Conclui-se ainda que há espaço para adoção de ensino à distância para disciplinas do curso de Biblioteconomia, conforme mostra o estudo de caso deste artigo.

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Biografia do Autor

Guilherme Francis de Noronha, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutor em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Maurício Barcellos Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (UFMG). 

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Noronha, G. F. de, & Almeida, M. B. (2022). Estágio docente durante a pandemia: uma experiência docente em sistemas de recuperação da informação. Informação & Informação, 27(2), 544–567. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n2p544

Edição

Seção

Relatos de Experiência