Estágio docente durante a pandemia: uma experiência docente em sistemas de recuperação da informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n2p544

Palavras-chave:

Docência, Estágio Docente, Ensino a Distância, Sistemas de recuperação da informação

Resumo

Objetivo: esse artigo compartilha experiências de docência no período, os erros e acertos de estratégias de ensino ao longo do regime especial de ensino. A partir de experiências reais, novas ideias e formulações são recomendadas para a disciplina de Sistemas de Recuperação de Informação, bem como similares, ministrada no bacharelado de Biblioteconomia.
Metodologia: foram descritas as etapas de ensino, as ferramentas, os recursos para docência, além de um questionário de percepção respondido por alunos.
Resultados: como resultado, percebeu-se o valor da experiência do ensino à distância para o estágio docente, além da discussão sobre a possibilidade de adoção do formato não presencial para disciplinas do curso, a partir do estudo de caso aqui apresentado.
Conclusões: o estágio docente em formato à distância prepara alunos para um mundo em transformação, em que o papel do professor se altera em meio à adoção das tecnologias contemporâneas. Conclui-se ainda que há espaço para adoção de ensino à distância para disciplinas do curso de Biblioteconomia, conforme mostra o estudo de caso deste artigo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Guilherme Francis de Noronha, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutor em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Maurício Barcellos Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (UFMG). 

Referências

BAEZA-YATES, R.; RIBEIRO-NETO, B. Modern information retrieval: the conceptsand technology behind search. [S.l.]: Addison-Wesley Professional, 2011. 913 p.

BAEZA-YATES, R.; RIBEIRO-NETO, B. Introdução. In: Recuperação de informação: conceitos e tecnologia das máquinas de busca. São Paulo: BOOKMAN, 2013. p. 10-14.

BATES, M. (org.) Understanding information retrieval systems: management, types and standards. Boca Raton: Taylor & Francis, 2012.

BORSSOI, B. L. O estágio na formação docente: da teoria à prática, ação-reflexão. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 1., 2008, Cascavel. Anais [...]. Cascavel: 2008.

BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União. Brasília, 18 mar. 2020.

BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, Diário Oficial da União, Brasília, 20 fev. 1998.

CAMPELLO, B. S.; CENDÓN, B. V.; KREMER, J. M. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. [S.l.]: Editora UFMG, 2000. v. 23.

CENDON, B. V. A Internet. In: CAMPELLO, B. S.; CENDON, B. V., KREMER, J. M. (ed.). Fontes de informação para especialistas e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000. p. 275-300.

CENDON, B. V. Serviços de indexação e resumo. In: CAMPELLO, B. S.; CENDON, B. V., KREMER, J. M. (ed.). Fontes de informação para especialistas e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000. p. 217-248.

CENDÓN, B. V. Ferramentas de busca na Web. Ciência da Informação, [S.l.], v. 30, n. 1, p. 39-49, jan./abr. 2001.

CENDÓN, B. V. Sistemas e redes de informação. In: OLIVEIRA, M. (org.). Ciência da Informação e Biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: UFMG, 2005. 45-75.

CETIC. Pesquisa TIC Educação. São Paulo: xxxxxx, 2018.

CUNHA, L. F. F.; SILVA, A. S.; SILVA, A. P. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, 2020.

GUIMARÃES, J. A. Portaria nº 76, de 14 de abril de 2010. 2010.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2019. Brasília, 2019.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Microdados da Prova Brasil: Questionário dos Professores. Brasília, 2017.

JOSHI, A.; KALE, S.; CHANDEL, S.; PAL, D. K. Likert scale: explored and explained. British Journal of Applied Science & Technology, [S.l.], v. 7, n. 4, p. 396-403, 2015. Disponível em: https://bit.ly/3Jdmmvo.

MASETTO, M. T. Docência universitária: repensando a aula. In: TEODORO, A. Ensinar e aprender no ensino superior: por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária. São Paulo: Mackenzie, 2005.

MATTHEWS, B. Semantic web technologies. E-learning, [S.l.], v. 6, n. 6, p. 8, 2005.

SILVA, M. L. S. F. Estágio curricular: desafios da relação teoria e prática. In: SILVA, M. L. S. F. (org.). Estágio curricular: contribuições para o redimensionamento de sua prática. Natal: EDUFRN, 2005. p. 11-19,

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG). Resolução no 02/2020, de 9 de julho de 2020. Belo Horizonte, 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG). Ofício nº 67/2020/PRPG-GAB-UFMG. Belo Horizonte, 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG). Ofício nº 3/2020/DTI-CH-UFMG. Belo Horizonte, 2020.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Noronha, G. F. de, & Almeida, M. B. (2022). Estágio docente durante a pandemia: uma experiência docente em sistemas de recuperação da informação. Informação & Informação, 27(2), 544–567. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n2p544

Edição

Seção

Relatos de Experiência