Papel social dos algoritmos: uma análise dos estudos acadêmicos acerca dos algoritmos e sua função social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n4p620

Palavras-chave:

Algoritmos, Análise de conteúdo, Regimes de verdade, Regimes de informação, Sociedade de controle

Resumo

Objetivo: analisar como se constituem os estudos acadêmicos, apresentados em artigos científicos, acerca dos algoritmos digitais como preocupação social, nas áreas de Ciências Sociais e Humanas, através das bases de dados Project Muse, SCOPUS e SciELO.
Metodologia:
De caráter exploratório e abordagem qualitativa, utiliza os procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo.
Resultados: Analisa os 220 artigos científicos selecionados, que trazem em seu conteúdo reflexões acerca do papel social dos algoritmos. Classifica em 11 categorias os artigos analisados, agrupados por semelhança temática.
Conclusões: Conclui que a temática com maior representação está relacionada à personalização algorítmica, juntamente com reflexões sobre opacidade, manipulação e discriminação algorítmica, seus impactos e influência no comportamento humano. Compreende que os algoritmos não são neutros, mas refletem e reproduzem as formações discursivas de cada sociedade. Entende que as reflexões e questionamentos acerca do papel social dos algoritmos ainda carecem de pesquisas. Anuncia perspectivas para novos estudos a partir dos resultados e investigações presentes nesta pesquisa.

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Biografia do Autor

Natasha Duarte Amarante, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Jackson da Silva Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Amarante, N. D., & Medeiros, J. da S. (2021). Papel social dos algoritmos: uma análise dos estudos acadêmicos acerca dos algoritmos e sua função social. Informação & Informação, 26(4), 620–644. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n4p620

Edição

Seção

Artigos