Epistemologias feministas e ciência da informação: notas introdutórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n4p48

Palavras-chave:

Epistemologias feministas, Ciência da informação, Empirismo feminista, Ponto de vista feminista, Objetivismo

Resumo

Objetivo: Considerando as respostas aos problemas centrais que se impõem ao feminismo na ciência, o trabalho apresenta os tópicos gerais das discussões presentes nas epistemologias feministas tendo em vista subsidiar o artigo que tratará dos desdobramentos para a ciência da informação.
Metodologia: O estudo utilizou uma abordagem bibliográfica, mas foi redigido na forma de ensaio. Na primeira parte se identificou a dificuldade de pensar o feminismo como uma corrente coesa. Para tanto, foi necessário revisar os conceitos básicos da discussão.
Resultados: As perspectivas empirismo feminista, ponto de vista feminista e pós-modernismo feminista, são formas de responder aos problemas epistemológicos da ciência. Contudo, possuem limitações, embora sejam fundamentais para a reflexão da relação entre feminismo e ciência.
Conclusões: Para as epistemologias feministas, assim como para o próprio movimento feminista, é necessário um combate ao relativismo, uma reinstauração do realismo e de um objetivismo mais potente que seja aperfeiçoado pela visão das mulheres, além da redução do paradigma do domínio da natureza e da sociedade e a inclusão de outros tipos de conhecimento como importantes para o início do processo heurístico, tal como a emoção. Com base nos argumentos relacionados, pode-se refletir sobre a ciência da informação e como as pesquisas no campo têm se posicionado frente às premissas epistemológicas feministas.

Biografia do Autor

Carlos Cândido de Almeida, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Almeida, C. C. de. (2021). Epistemologias feministas e ciência da informação: notas introdutórias. Informação & Informação, 26(4), 48–75. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n4p48

Edição

Seção

Dossiê Temático