A linguagem documentária e o signo: uma análise sobre termo e conceito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n3p697

Palavras-chave:

Linguística, Semiótica, Organização do conhecimento, Teoria do conceito, Análise de domínio

Resumo

Objetivo: analisar o signo como o binômio termo-conceito e a relação técnica para aplicação da linguagem documentária. Ademais, pretende-se realizar essa análise explorando algumas teorias do signo: a Semiologia, defendida por Saussure e Semiótica, apresentada por Peirce, assim refletir sobre o conceito em seu papel como signo a fim de verificar como atua no plano discursivo e como se aloja no domínio.
Método: qualitativa, exploratória, analisando as teorias provenientes da Linguística, e da Semiótica peirceana, para compreender a relação entre signo e objeto. Além disso, recuperaram-se trabalhos publicados na área da Organização do Conhecimento, estabelecendo diálogos entre as áreas, proporcionando cruzamento de informações à base da interdisciplinaridade possibilitando a construção de inferências em busca de reflexões e inovações.
Resultado: os procedimentos inerentes à linguagem documentária podem se tornar mais sistêmicos com a ação interdisciplinar. Nessa perspectiva, a compreensão da natureza do termo, sua relação com o léxico, sua potencialidade em ser um signo, sua historicidade e marcas ideológicas frente à convencionalidade sob o viés linguístico, além de compreendê-lo em sua natureza filosófica com a Semiótica peirceana corrobora a elaboração da linguagem documentária e a sua aplicabilidade normalizadora da significação, respeitando às necessidades dos domínios, porém atentando às práticas sociais.
Conclusões: as teorias da linguagem têm muito a contribuir em questões teóricas, com as discussões acerca da representação do conhecimento e sua relação com a linguagem documentária, assim direcionar o entendimento da sistematização dos fenômenos linguísticos na elaboração de linguagem documentária, colaborando, assim, para boa prática dos sistemas de organização do conhecimento.

Biografia do Autor

Alexandre Robson Martines, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp

Carlos Cândido Almeida, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp

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Publicado

2021-10-30

Como Citar

Martines, A. R., & Almeida, C. C. (2021). A linguagem documentária e o signo: uma análise sobre termo e conceito. Informação & Informação, 26(3), 697–728. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n3p697

Edição

Seção

Artigos