A linguagem documentária e o signo: uma análise sobre termo e conceito
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n3p697Palavras-chave:
Linguística, Semiótica, Organização do conhecimento, Teoria do conceito, Análise de domínioResumo
Objetivo: analisar o signo como o binômio termo-conceito e a relação técnica para aplicação da linguagem documentária. Ademais, pretende-se realizar essa análise explorando algumas teorias do signo: a Semiologia, defendida por Saussure e Semiótica, apresentada por Peirce, assim refletir sobre o conceito em seu papel como signo a fim de verificar como atua no plano discursivo e como se aloja no domínio.Método: qualitativa, exploratória, analisando as teorias provenientes da Linguística, e da Semiótica peirceana, para compreender a relação entre signo e objeto. Além disso, recuperaram-se trabalhos publicados na área da Organização do Conhecimento, estabelecendo diálogos entre as áreas, proporcionando cruzamento de informações à base da interdisciplinaridade possibilitando a construção de inferências em busca de reflexões e inovações.
Resultado: os procedimentos inerentes à linguagem documentária podem se tornar mais sistêmicos com a ação interdisciplinar. Nessa perspectiva, a compreensão da natureza do termo, sua relação com o léxico, sua potencialidade em ser um signo, sua historicidade e marcas ideológicas frente à convencionalidade sob o viés linguístico, além de compreendê-lo em sua natureza filosófica com a Semiótica peirceana corrobora a elaboração da linguagem documentária e a sua aplicabilidade normalizadora da significação, respeitando às necessidades dos domínios, porém atentando às práticas sociais.
Conclusões: as teorias da linguagem têm muito a contribuir em questões teóricas, com as discussões acerca da representação do conhecimento e sua relação com a linguagem documentária, assim direcionar o entendimento da sistematização dos fenômenos linguísticos na elaboração de linguagem documentária, colaborando, assim, para boa prática dos sistemas de organização do conhecimento.
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