Desinformação e comportamento informacional nas mídias sociais: a divulgação científica na prevenção ao novo coronavírus
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p161Palavras-chave:
Desinformação, Comportamento informacional, Divulgação científica, Mídias sociaisResumo
Introdução: O clima de insegurança sobre a pandemia de Covid-19, a carência de informações precisas e o uso crescente das tecnologias de informação e comunicação parecem ter contribuído para impulsionar a produção e circulação de informações enganosas nas mídias sociais.Objetivo: O presente estudo teve por objetivo caracterizar as práticas discursivas associadas ao “Vídeo do álcool gel no WhatsApp é mentira” e identificar expressões do comportamento informacional nos comentários ao vídeo.
Metodologia: A análise de conteúdo foi escolhida como método de pesquisa devido às características do material empírico e o foco sobre os significados emergentes.
Resultados: No processo de análise, foram identificadas dez práticas discursivas relacionadas ao “Vídeo do álcool gel no WhatsApp é mentira”, representadas pelas categorias opinar, ironizar, relatar, felicitar, agradecer, perguntar, engajar, contribuir, apoiar e solicitar. A categoria opinar foi a mais expressiva, com 50% das unidades de análise, sugerindo que a formação de opinião ou o julgamento sobre o conteúdo publicado é um aspecto relevante para os usuários. Expressões compatíveis com os comportamentos de busca, compartilhamento, avaliação e uso da informação foram observadas nas categorias relatar, perguntar, engajar, contribuir e solicitar, bem como as subcategorias elogio, convergência e crítica.
Conclusões: Conclui-se que a caracterização das práticas discursivas expressas nos comentários permitiu a identificação do comportamento informacional em relação ao vídeo e das formas de engajamento com o conteúdo publicado no YouTube.
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