Os valores pragmático, afetivo e simbólico no processo de mediação consciente da informação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p343Palavras-chave:
Mediação da informação, Valor pragmáticoResumo
Introdução: O processo de mediação consciente da informação é evocado e necessário para garantir a apropriação da informação em consonância com o contexto sociocultural em que as relações entre os sujeitos, os mediadores e os ambientes informacionais estão inseridos. Nessa conjuntura, é preciso compreender os diferentes valores - pragmático, afetivo e simbólico - que permeiam o processo de mediação da informação, que estão refletidos e refletem as tessituras constitutivas das teias sociais.Objetivo: Discutir, com base na fundamentação teórica da mediação da informação, sobre os valores pragmático, afetivo e simbólico que permeiam o processo consciente de mediação e o tornam humanizador.
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa. No que se refere aos procedimentos, caracteriza-se como bibliográfica.
Resultados: Quando os usuários e o próprio mediador compreendem a ação mediadora deste último agente como uma concepção de vida, favorecem o desenvolvimento de uma convicção da relevância e da responsabilidade social de suas ações.
Conclusões: A pesquisa propõe que, no processo de mediação consciente da informação, sejam atribuídos os valores pragmático, afetivo e simbólico à ação mediadora tanto pelos usuários quanto pelo próprio mediador, o qual a relaciona a uma atuação humanizada e favorece o desenvolvimento de uma convicção da relevância e da responsabilidade social de suas ações.
Downloads
Referências
BRETON, P. A manipulação da palavra. São Paulo: Loyola, 1999.
GOMES, H. F. Comunicação e informação: relações dúbias, complexas e intrínsecas. In: MORIGI, V.; JACKS, N.; GOLIN, C. Epistemologias, comunicação e informação. Porto Alegre: Sulina, 2016. p. 91-107.
GOMES, H. F. Mediação da informação e protagonismo social: relações com vida ativa e ação comunicativa à luz de Hannah Arendt e Jürgen Habermas. In: GOMES, H. F.; NOVO, H. F. Informação e protagonismo social. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 27-44.
GOMES, H. F. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 46-59, maio./ago. 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19994. Acesso em: 26 mar. 2020.
GOMES, H. F. Protagonismo social e mediação da informação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, 2019. Disponível em: http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4644/4048. Acesso em: 13 abr. 2020.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas.2010.
OLIVEIRA, A.L. A negociação cultural: um novo paradigma para a mediação e a apropriação da cultura escrita. 2014. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
PIERUCCINI, I. Ordem informacional dialógica: mediação como apropriação da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8., 2007, Salvador. Anais [...]. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2007. Disponível em: http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/viiienancib/schedConf/presentations. Acesso em: 26 mar. 2020.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.