Conhecimento organizacional e lições aprendidas

Autores

  • José Balbino Universidade Federal do Paraná - UFPR https://orcid.org/0000-0002-1772-5601
  • Helena de Fátima Nunes Silva Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n3p50

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Lições aprendidas, Aprendizado organizacional

Resumo

Objetivo: analisar o quadro das pesquisas sobre lições aprendidas e seus benefícios para a aprendizagem organizacional, bem como demonstrar a possibilidade de capturar as lições aprendidas do ambiente externo à organização.
Metodologia: pesquisa qualitativa e análise de conteúdo das publicações sobre lições aprendidas dos últimos cinco anos das bases: Academic Search Premier; JSTOR; Science-Direct; SciELO; Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); e, Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD).
Resultados: apresentadas as principais características das lições aprendidas, com seus benefícios e limitações e a inserção das fontes externas de conhecimentos para a captura das lições aprendidas.
Conclusões: demonstrou a possibilidade de capturar as lições aprendidas do ambiente externo às organizações.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Balbino, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutorando em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR

Helena de Fátima Nunes Silva, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Referências

ALBANO, C. S.; CRAVEIRO, G. S. Lições aprendidas com a utilização de dados orçamentários em formato aberto: um estudo exploratório no ecossistema brasileiro. Revista de Gestão e Projetos, São Paulo, v. 6, n. 3, p. 17-27, 2015. Disponível em: http://www.revistagep.org/ojs/index.php/gep/article/view/370. Acesso em: 11 jan. 2020.

ALBANO, C. S.; REINHARD, N. Desafios para Governos e Sociedade no Ecossistema Brasileiro de Dados Governamentais Abertos. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 20, n. 67, p. 214 -235, 2015. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cgpc/article/view/41150. Acesso em: 29 dez. 2019.

ALIZON, F.; SHOOTER, S. B.; SIMPSON, T. W. Henry Ford and the Model T: lessons for product platforming and mass customization. Design Studies, Milton Keynes, v. 30, n. 5, p. 588-605, 2009. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0142694X09000167. Acesso em: 17 jan. 2020.

AZADEGAN, A.; SRINIVASAN, R.; BLOME, C.; TAJEDDINI, K. Learning from near-miss events: An organizational learning perspective on supply chain disruption response. International Journal of Production Economics, New York, v. 216, p. 215 -226, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijpe.2019.04.021. Acesso em: 28 jan. 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2011.

BEHR, A.; MORO, E. L. S.; ESTABEL, L. B. Uma proposta de atendimento às necessidades de informação dos usuários da biblioteca escolar por meio do benchmarking e do sensemaking. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. 1, p. 37 -54, 2010. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/4350/5877. Acesso em: 28 jan. 2020.

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e toma decisões. 2. ed. São Paulo: Editora Senac, 2006.

DAMASCENO JÚNIOR, J. B. Explorando o uso do modelo target: a gestão de lições aprendidas na área de projetos em uma instituição governamental de segurança pública. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2016. Disponível em: https://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/1588. Acesso em: 11 jan. 2020.

DAMASCENO JUNIOR, J. B.; CHAVES, M. S. Explorando o uso do modelo target: a gestão de lições aprendidas na área de projetos em uma instituição governamental de segurança pública. Revista Alcance, Biguaçu, v. 24, n. 1, p. 147 -160, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=477750803010. Acesso em: 11 jan. 2020.

DUFFIELD, S. M.; WHITTY, S. J. Application of the Systemic Lessons Learned Knowledge model for Organisational Learning through Projects. International Journal of Project Management, New York, v. 34, n. 7, p. 1280 -1293, 2016a. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.ijproman.2016.07.001. Acesso em: 28 jan. 2020.

DUFFIELD, S.; WHITTY, S. J. How to apply the Systemic Lessons Learned Knowledge model to wire an organisation for the capability of storytelling. International Journal of Project Management, New York, v. 34, n. 3, p. 429 - 443, 2016b. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.ijproman.2015.11.004. Acesso em: 28 jan. 2020.

EKEN, G.; BILGIN, G.; DIKMEN, I.; BIRGONUL, M. T. A lessons-learned tool for organizational learning in construction. Automation in Construction, New York, v. 110, n. September 2019, p. 102977, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.autcon.2019.102977. Acesso em: 28 jan. 2020.

FERENHOF, H. A.; FORCELLINI, F. A.; VARVAKIS, G. Lições aprendidas: agregando valor ao gerenciamento de projetos. Revista de Gestão e Projetos, São Paulo, v. 4, n. 3, p. 197 -209, 2013. Disponível em: http://revistagep.org/ojs/index.php/gep/article/view/172. Acesso em: 20 jan. 2020.

FERRADA, X.; NÚÑEZ, D.; NEYEM, A.; SERPELL, A.; SEPÚLVEDA, M. A Lessons-learned System for Construction Project Management: A Preliminary Application. Procedia - Social and Behavioral Sciences, New York, v. 226, p. 302 -309, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2016.06.192. Acesso em: 28 jan. 2020.

FIGUEIREDO, F. S. Lições aprendidas em projetos como estratégia de sistematização do conhecimento organizacional: um estudo de caso de uma universidade pública federal.2016. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédia, 2016. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/handle/jspui/2397. Acesso em: 11 jan. 2020.

GEELS, F. W. Major system change through stepwise reconfiguration: A multilevel analysis of the transformation of American factory production (1850-1930). Technology in Society, New York, v. 28, n. 4, p. 445 -476, 2006. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0160791X06000376. Acesso em: 17 jan. 2020.

GUZZO, C. H.; MACCARI, E. A.; QUONIAM, L. Indicadores da produção científica sobre lições aprendidas em gestão de projetos. Revista Gestão e Tecnologia, Pedro Leopoldo, v. 14, n. 2, p. 5 -24, 2014. Disponível em: http://revistagt.fpl.edu.br/get/article/view/695. Acesso em: 11 jan. 2020.

KRUKOSKI, E. B. C. Sistema de gestão de lições aprendidas e memória organizacional do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas da UFSC. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração Universitária) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/182786/348297.pdf?seq uence=1. Acesso em: 11 jan. 2020.

LOVE, P. E. D.; TEO, P.; DAVIDSON, M.; CUMMING, S.; MORRISON, J. Building absorptive capacity in an alliance: Process improvement through lessons learned. International Journal of Project Management, New York, v. 34, n. 7, p. 1123 -1137, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.ijproman.2016.05.010. Acesso em: 28 jan. 2020.

MCCLORY, S.; READ, M.; LABIB, A. Conceptualising the lessons-learned process in project management: Towards a triple-loop learning framework. International Journal of Project Management, New York, v. 35, n. 7, p. 1322 -1335, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.ijproman.2017.05.006. Acesso em: 28 jan. 2020.

MGUTI, M. M. M. Application of the fast model from value engineering to capture and communicate project lessons learnt. 2017. Thesis (Master of Science in Project Management) – University of Cape Town, Cidade do Cabo, 2017. Disponível em: https://open.uct.ac.za/handle/11427/27968. Acesso em: 28 jan. 2020.

NEDER, R. Aprendizagem organizacional, organizações que aprendem e gestão do conhecimento: inter-relações, fronteiras e frentes de pesquisa. 2016. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2016. Disponível em: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2945. Acesso em: 1 fev. 2020.

NONAKA, I. The knowledge-creating company. Harvard Business Review, v. Nov-Dec, 1991. Disponível em: https://hbr.org/1991/11/the-knowledge-creatingcompany-2. Acesso em: 15 jul. 2019.

NONAKA, I. A Dynamic Theory of Organizational Knowledge Creation. Organization Science, v. 5, n. 1, p. 14-37, 1994. Disponível em: http://pubsonline.informs.org/doi/abs/10.1287/orsc.5.1.14. Acesso em: 11 jul. 2019.

NORDIN, E.; DERVISEVIC, S. Company-specific production systems’ effect on continous imporvement work and organizational learning. 2017. Thesis (Master Thesis in Business Administration) – Jonkoping University, Jonkoping, 2017. Disponível em: http://hj.divaportal.org/smash/record.jsf?pid=diva2%3A1118042&dswid=_new. Acesso em: 1 fev. 2020.

OJHA, D.; STRUCKELL, E.; ACHARYA, C.; PATEL, P. C. Supply chain organizational learning, exploration, exploitation, and firm performance: A creation-dispersion perspective. International Journal of Production Economics, New York, v. 204, n. July, p. 70 -82, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijpe.2018.07.025. Acesso em: 28 jan. 2020.

PEREIRA, M. P. A gestão organizacional: em busca do comportamento holístico. In: ANGELONI, M. T. (ed.). Organizações do conhecimento: infraestrutura, pessoas e tecnologia. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

PIMENTA, D. P. História de aprendizagem e seus contextos: uma análise comportamental das aquisições corporativas. 2016. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/20924. Acesso em: 1 fev. 2020.

QSR INTERNATIONAL. NVivo: o software n1 para análise qualitativa de dados. 2019. Disponível em: http://www.qsrinternational.com/nvivo-portuguese. Acesso em: 2 dez. 2019.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; BAPTISTA LUCIO, M. del P. Metodologia de Pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTAREM SEGUNDO, J. E. Tecnologias de informação e comunicação para disponibilização de dados abertos em formato semântico. Ibersid: Revista de Sistemas de Información y Documentación, Zaragoza, v. 7, p. 33-40, 2013. Disponível em: https://www.ibersid.eu/ojs/index.php/ibersid/article/view/4075/3744. Acesso em: 2 dez. 2019.

SHEA, J.; TAYLOR, T. Using developmental evaluation as a system of organizational learning: An example from San Francisco. Evaluation and Program Planning, New York, v. 65, n. June, p. 84-93, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.evalprogplan.2017.07.001. Acesso em: 28 jan. 2020.

TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Gestão do conhecimento. Tradução: Ana Thorell. Porto Alegre: Bookman, 2008.

VERONESE, G. S. Métodos para captura de lições aprendidas: em direção a melhoria contínua na gestão de projetos. Revista de Gestão e Projetos, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 71 -83, 2014. Disponível em: http://www.revistagep.org/ojs/index.php/gep/article/view/250. Acesso em: 11 jan. 2020.

VICTORINO, M. C.; SHIESSL, M.; OLIVEIRA, E. C.; ISHIKAWA, E.; HOLANDA, M. T. de; HOKAMA, M. de L. Uma proposta de ecossistema de big data para a análise de dados abertos governamentais conectados. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 27, n. 1, p. 225 -242, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/29299. Acesso em: 2 dez. 2019.

XANTHOPOYLOS, S. P. Um estudo exploratório sobre os mecanismos que permitem a capilarização das lições aprendidas na organização: estudo de caso de empresas industriais brasileiras competitivas. 2005. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) – Fundação Getulio Vargas, São Paulo, 2005. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace;/handle/10438/2474. Acesso em: 11 jan. 2020.

YEUNG, C. L.; WANG, W. M.; CHEUNG, C. F.; TSUI, E.; SETCHI, R.; LEE, R. W. B. Computational narrative mapping for the acquisition and representation of lessons learned knowledge. Engineering Applications of Artificial Intelligence, New York, v. 71, n. March, p. 190-209, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.engappai.2018.02.011. Acesso em: 28 jan. 2020.

Downloads

Publicado

2021-10-30

Como Citar

Balbino, J., & Silva, H. de F. N. (2021). Conhecimento organizacional e lições aprendidas. Informação & Informação, 26(3), 50–74. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n3p50

Edição

Seção

Artigos